XXVIII Workshop de Informática na Escola – WIE 2022

Apresentação e Objetivos

O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em espaços formais e não formais de educação. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a Escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de TDIC em ambiente educacional. O WIE diferencia-se do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que está mais voltado para a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre o desenvolvimento de tecnologias para a Educação. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e até o ano 2010 era um evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o CBIE. Considerando o cenário de pandemia dos últimos dois anos, nesta edição teremos uma trilha especial para registrar, refletir e problematizar sobre as situações vivenciadas por professores no exercício de suas atividades e suas diferentes relações com a tecnologia nesse contexto. Assim, neste ano, o evento contará com 4 trilhas:

Programação WIE

Versão para download: 

Trilha 1: Relatos de experiências educacionais usando TDIC

Coordenadores:
José Luiz de Souza Pio (UFAM) – teste1href=”http://lattes.cnpq.br/1014904168887285″>Lattes (josepio@icomp.ufam.edu.br)
Moises Gomes de Carvalho (UFAM) – Lattes (moises@icomp.ufam.edu.br)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Ensino de conteúdos específicos enriquecido por TDIC
  • Ensino e aprendizagem apoiados por TDIC
  • Experiências no âmbito da Competência 5 da BNCC
  • Experiências com dispositivos móveis na escola
  • Projetos cooperativos/colaborativos com suporte das TDIC
  • Experiências apoiando a diversidade e inclusão 
  • Experiências com redes sociais e comunidades virtuais de aprendizagem
  • Experiências com o uso de jogos digitais e ambientes gamificados para apoiar o ensino/aprendizagem
  • Experiências de aprendizagem associadas ao movimento maker
  • Experiências envolvendo programação de computadores, robótica educativa, pensamento computacional e similares
  • Experiências com o uso de Arquiteturas Pedagógicas no Ensino Básico e no Ensino Superior

Trilha 2: Formação de recursos humanos para uso das TDIC na educação

Coordenadores:
Rosane Aragón (UFRGS) – Lattes
Mariangela Kraemer Lens Ziede (UFRGS) – Lattes

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Perspectivas teóricas e estratégias pedagógicas para formação de professores
  • Novos cenários para a formação inicial, continuada e/ou desenvolvimento profissional 
  • Experiências com redes sociais e comunidades virtuais 
  • Letramento digital e desenvolvimento profissional 
  • Experiências com o uso de tecnologias e plataformas de apoio à formação de recursos humanos
  • Experiências com o uso de tecnologias móveis na formação profissional
  • Experiências com o uso de Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores

Trilha 3: Impactos das TDIC na sociedade

Coordenadores:
Henrique Nou Schneider (IES) – Lattes (hns@terra.com.br)
Sheilla Silva Conceição (SEMED/AJU) – Lattes (sheillaconceicao@gmail.com)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Impacto das TDIC na educação e sociedade em um cenário de pandemia
  • Políticas públicas para a Informática na Educação
  • Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a Informática na Educação
  • E-learning, b-learning e m-learning e o respectivo impacto na sociedade
  • Impacto das TDIC na diversidade e inclusão
  • Inclusão na cultura digital
  • Redes sociais, sociedade e cultura digital na educação
  • Alfabetização digital e letramento digital ou transletramentos
  • Software livre na Educação
  • Novas tendências de uso das TDIC na educação
  • Impactos das TDIC na formação para a cidadania

Trilha 4 (Especial): Experiências com tecnologia durante o período de pandemia

Coordenadores:
Daniel de Queiroz Lopes (UFRGS) – Lattes (daniel.lopes@ufrgs.br)
Rosalia Procasko Lacerda (UFRGS) – Lattes (rosalia.lacerda@gmail.com)

Esta trilha tem propósito e formato distintos das demais trilhas do WIE 2022, sendo a única do evento desenvolvida de modo não presencial. Ela é destinada ao registro, reflexão e problematização de situações vivenciadas por professores relacionadas com o uso de tecnologias digitais, no período da pandemia. As situações constituem vivências em qualquer etapa da escolarização, descritas em formato alternativo que inclui a apresentação assíncrona através de vídeo e o registro em formulário-padrão (formatos serão fornecidos pela coordenação do evento). Não haverá submissão de artigos no formato convencional da SBC como nas demais trilhas.

Exemplos de tópicos encorajados (Trilha Especial):

  • Apropriação tecnológica para continuidade do trabalho pedagógico
  • Novo uso para soluções tecnológicas antigas
  • Superando dificuldades tecnológicas
  • Ampliando o acesso
  • Cooperando/colaborando fora da escola

Tópicos da Descrição da Vivência (Trilha Especial):

  • Contexto/cenário
    • Atores envolvidos: Professores, gestores, alunos, famílias, comunidade no entorno da escola
    • Local: escola, município ou região, estado
    • Nível de Escolarização
  • Momentos pedagógicos
    • O quê?
    • Por quê?
    • Aspectos positivos e negativos
    • Incentivos e dificuldades encontradas 
    • Tecnologias Digitais utilizadas
    • Resultados
  • Considerações Finais
    • Lições aprendidas
    • Sugestões para o futuro

Informações adicionais (Trilha Especial)

Critérios de seleção e recomendações para a elaboração e submissão dos vídeos para a Trilha Especial.

  • O processo consiste de duas etapas: Em um primeiro momento deve ser realizado o registro do trabalho através de um formulário-padrão (https://forms.gle/s5ThSCAAuqz5EEWa8).
  • Após a verificação dos formulários preenchidos, a segunda etapa consiste da elaboração de vídeo de curta duração (até 10 minutos) que deverá ser disponibilizado na plataforma YouTube. O link do vídeo produzido, juntamente com suas informações deverão ser enviados para o endereço wie@ufam.edu.br (vide orientações abaixo)
  • As descrições das vivências (constantes dos formulários) serão publicadas nos anais do evento
  • É necessário que pelo menos um dos autores se inscreva no CBIE 2022.

Orientações para os registros em vídeo (Trilha Especial):

  • Duração: até 10 minutos;
  • Os autores são livres para escolher a melhor forma de produzir o vídeo. Entretanto, recomenda-se fortemente que os aspectos visuais e, principalmente, orais da apresentação sejam priorizados. Seja criativo!
  • Os vídeos deverão ser disponibilizados na plataforma YouTube.  O(s) autor(es) deverão então enviar mensagem por email para o endereço wie@ufam.edu.br  contendo pelo menos as seguintes informações: o link para compartilhamento do vídeo, título, autores e informações de contato, bem como em anexo o termo de autorização para publicação da obra. Além de comporem a playlist do evento, os videos poderão ser publicados em ambiente abertos e públicos para a comunidade como forma de expandir o alcance e divulgação dos trabalhos
  • Algumas recomendações são:
    – Filme com o celular na horizontal.
    – Dê preferência ao formato .mp4.
    – Leia o Guia de Recomendação para Gravação de Vídeo 
  • Conteúdo do Vídeo de Apresentação: o vídeo deverá conter pelo menos imagens e narração. Adicionalmente poderá conter os seguintes itens, desde que seja respeitado o tempo máximo.
    • slides
    • vídeos curtos 
    • falas de participantes

Datas importantes (Trilha Especial)

  • Submissão do Formulário com a descrição da vivência: 30/09/2022
  • Submissão do vídeo: 30/10/2022
  • Vídeos Trilha 4

Orientação aos autores

Trilhas 1, 2 e 3

As submissões de artigos para o WIE 2022 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, por meio do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo (blind review), os autores devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no artigo. Submissões em qualquer uma das trilhas devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Trabalhos que não seguirem essas recomendações serão automaticamente excluídos do processo de revisão. A seguir, algumas normas adicionais que também devem ser observadas para todas as trilhas:

  • Os artigos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas;
  • Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não publicados anteriormente nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico;
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados;
  • No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação dos autores e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação dos autores, como nomes de projetos e links. Os artigos que possuírem identificação dos autores serão imediatamente rejeitados;
  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, afiliações institucionais e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – como citações a outros trabalhos dos autores);
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou Anais do WIE e SBIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui:
  • São aceitos trabalhos escritos nos idiomas: Português, Inglês ou Espanhol;
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do Comitê de Programa do CBIE/WIE. O processo de avaliação é duplo-cego, ou seja, os artigos devem ser avaliados sem identificação dos autores e instituições, e os autores também não devem ter acesso aos nomes dos avaliadores de seu artigo. Os trabalhos serão analisados por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade; 
  • O artigo que for aprovado será publicado nos Anais do CBIE 2022, desde que, ao menos um autor efetive sua inscrição no evento até o prazo final estabelecido no evento e participe da sessão técnica para apresentação presencial do trabalho.

Sugerimos aos autores que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e para aqueles autores ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos:

  1. INTRODUÇÃO: visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa;
  2. MÉTODOS: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada;
  3. RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrição e discussão dos resultados obtidos;
  4. CONCLUSÕES: a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho;
  5. REFERÊNCIAS: lista das publicações citadas no trabalho.

Avaliação, Critérios de Revisão e Requisitos para a Publicação (trilhas 1, 2 e 3)

Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autores ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema blind review, de acordo com os seguintes quesitos:

  1. Originalidade: Originalidade do tema/solução/abordagem utilizada pelos autores.
  2. Contribuição: Grau de avanço frente ao estado da arte em Informática na Educação.
  3. Adequação do método científico: O trabalho foi bem planejado, executado e descrito cientificamente? Os autores discutem claramente o método científico e sua escolha em relação a outras alternativas? A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?
  4. Aderência ao evento e aos tópicos da trilha: O artigo se encaixa no WIE? O artigo se encaixa nos temas da trilha? 
  5. Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: É fácil de ler e entender? O uso da norma culta da língua portuguesa está correto? O artigo está bem estruturado? O texto está bem encadeado? A formatação está adequada segundo o modelo da SBC? O tamanho do artigo está de acordo com a chamada? As referências estão completas e segundo as normas?
  6. Referências a trabalhos relacionados: O artigo realiza uma análise coerente de trabalhos similares? Posiciona sua contribuição frente a estes trabalhos? As referências são atuais e relevantes?

Uma vez aprovado o artigo, para sua publicação, será obrigatório que, durante a realização da sessão (exceto no caso da Trilha Especial), pelo menos um dos autores do trabalho, preferencialmente aquele que se inscreveu na categoria de apresentador, esteja presente na sessão a qual seu trabalho foi alocado. 

Para viabilizar a participação dos autores, a organização do CBIE 2022 poderá emitir declaração indicando a necessidade de participação do autor. Adicionalmente, a organização poderá solicitar aos participantes indicações de melhores datas e horários para a apresentação.

O artigo completo que for aprovado será publicado nos anais do WIE, desde que:

  1. Pelo menos um dos autores efetive sua inscrição no evento no prazo indicado, esta inscrição vale para todas as publicações do mesmo autor;
  2. Os autores incluam na versão final seus dados (nomes, afiliações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores).
  3. Envio do termo de autorização para publicação.
  4. Postem no site um documento relatando o tratamento dado às recomendações dos revisores. (formato a ser publicado posteriormente).

Termo de Autorização da Obra

O(s) autor(es) da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo desta obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA OBRA

Datas Importantes

Abstract 12/06/2022
19/06/2022
30/06/2022
Data limite para submissão de trabalhos 19/06/2022
03/07/2022
10/07/2022
17/07/2022
Notificação de aceitação de trabalhos 03/08/2022
10/08/2022
19/08/2022
Data limite para envio das versões finais dos trabalhos (*) 14/08/2022
21/08/2022
Data limite para envio dos vídeos da Trilha 4 (Especial) 05/09/2022
30/10/2022
Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho 19/09/2022
30/09/2022
Envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS 19/09/2022
30/09/2022

Coordenação do Workshop de Informática na Escola (WIE) 2022
Crediné Menezes (UFRGS) – credine@gmail.com
Alberto Castro (UFAM) – alberto@icomp.ufam.edu.br