XXVIII Workshop de Informática na Escola – WIE 2022
Apresentação e Objetivos
O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em espaços formais e não formais de educação. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a Escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de TDIC em ambiente educacional. O WIE diferencia-se do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que está mais voltado para a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre o desenvolvimento de tecnologias para a Educação. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e até o ano 2010 era um evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o CBIE. Considerando o cenário de pandemia dos últimos dois anos, nesta edição teremos uma trilha especial para registrar, refletir e problematizar sobre as situações vivenciadas por professores no exercício de suas atividades e suas diferentes relações com a tecnologia nesse contexto. Assim, neste ano, o evento contará com 4 trilhas:
Trilha 1: Relatos de experiências educacionais usando TDIC
Coordenadores:
José Luiz de Souza Pio (UFAM) – teste1href=”http://lattes.cnpq.br/1014904168887285″>Lattes (josepio@icomp.ufam.edu.br)
Moises Gomes de Carvalho (UFAM) – Lattes (moises@icomp.ufam.edu.br)
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Ensino de conteúdos específicos enriquecido por TDIC
- Ensino e aprendizagem apoiados por TDIC
- Experiências no âmbito da Competência 5 da BNCC
- Experiências com dispositivos móveis na escola
- Projetos cooperativos/colaborativos com suporte das TDIC
- Experiências apoiando a diversidade e inclusão
- Experiências com redes sociais e comunidades virtuais de aprendizagem
- Experiências com o uso de jogos digitais e ambientes gamificados para apoiar o ensino/aprendizagem
- Experiências de aprendizagem associadas ao movimento maker
- Experiências envolvendo programação de computadores, robótica educativa, pensamento computacional e similares
- Experiências com o uso de Arquiteturas Pedagógicas no Ensino Básico e no Ensino Superior
Trilha 2: Formação de recursos humanos para uso das TDIC na educação
Coordenadores:
Rosane Aragón (UFRGS) – Lattes
Mariangela Kraemer Lens Ziede (UFRGS) – Lattes
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Perspectivas teóricas e estratégias pedagógicas para formação de professores
- Novos cenários para a formação inicial, continuada e/ou desenvolvimento profissional
- Experiências com redes sociais e comunidades virtuais
- Letramento digital e desenvolvimento profissional
- Experiências com o uso de tecnologias e plataformas de apoio à formação de recursos humanos
- Experiências com o uso de tecnologias móveis na formação profissional
- Experiências com o uso de Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores
Trilha 3: Impactos das TDIC na sociedade
Coordenadores:
Henrique Nou Schneider (IES) – Lattes (hns@terra.com.br)
Sheilla Silva Conceição (SEMED/AJU) – Lattes (sheillaconceicao@gmail.com)
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
- Impacto das TDIC na educação e sociedade em um cenário de pandemia
- Políticas públicas para a Informática na Educação
- Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a Informática na Educação
- E-learning, b-learning e m-learning e o respectivo impacto na sociedade
- Impacto das TDIC na diversidade e inclusão
- Inclusão na cultura digital
- Redes sociais, sociedade e cultura digital na educação
- Alfabetização digital e letramento digital ou transletramentos
- Software livre na Educação
- Novas tendências de uso das TDIC na educação
- Impactos das TDIC na formação para a cidadania
Trilha 4 (Especial): Experiências com tecnologia durante o período de pandemia
Coordenadores:
Daniel de Queiroz Lopes (UFRGS) – Lattes (daniel.lopes@ufrgs.br)
Rosalia Procasko Lacerda (UFRGS) – Lattes (rosalia.lacerda@gmail.com)
Esta trilha tem propósito e formato distintos das demais trilhas do WIE 2022, sendo a única do evento desenvolvida de modo não presencial. Ela é destinada ao registro, reflexão e problematização de situações vivenciadas por professores relacionadas com o uso de tecnologias digitais, no período da pandemia. As situações constituem vivências em qualquer etapa da escolarização, descritas em formato alternativo que inclui a apresentação assíncrona através de vídeo e o registro em formulário-padrão (formatos serão fornecidos pela coordenação do evento). Não haverá submissão de artigos no formato convencional da SBC como nas demais trilhas.
Exemplos de tópicos encorajados (Trilha Especial):
- Apropriação tecnológica para continuidade do trabalho pedagógico
- Novo uso para soluções tecnológicas antigas
- Superando dificuldades tecnológicas
- Ampliando o acesso
- Cooperando/colaborando fora da escola
Tópicos da Descrição da Vivência (Trilha Especial):
- Contexto/cenário
- Atores envolvidos: Professores, gestores, alunos, famílias, comunidade no entorno da escola
- Local: escola, município ou região, estado
- Nível de Escolarização
- Momentos pedagógicos
- O quê?
- Por quê?
- Aspectos positivos e negativos
- Incentivos e dificuldades encontradas
- Tecnologias Digitais utilizadas
- Resultados
- Considerações Finais
- Lições aprendidas
- Sugestões para o futuro
Informações adicionais (Trilha Especial)
Critérios de seleção e recomendações para a elaboração e submissão dos vídeos para a Trilha Especial.
- O processo consiste de duas etapas: Em um primeiro momento deve ser realizado o registro do trabalho através de um formulário-padrão (https://forms.gle/s5ThSCAAuqz5EEWa8).
- Após a verificação dos formulários preenchidos, a segunda etapa consiste da elaboração de vídeo de curta duração (até 10 minutos) que deverá ser disponibilizado na plataforma YouTube. O link do vídeo produzido, juntamente com suas informações deverão ser enviados para o endereço wie@ufam.edu.br (vide orientações abaixo)
- As descrições das vivências (constantes dos formulários) serão publicadas nos anais do evento
- É necessário que pelo menos um dos autores se inscreva no CBIE 2022.
Orientações para os registros em vídeo (Trilha Especial):
- Duração: até 10 minutos;
- Os autores são livres para escolher a melhor forma de produzir o vídeo. Entretanto, recomenda-se fortemente que os aspectos visuais e, principalmente, orais da apresentação sejam priorizados. Seja criativo!
- Os vídeos deverão ser disponibilizados na plataforma YouTube. O(s) autor(es) deverão então enviar mensagem por email para o endereço wie@ufam.edu.br contendo pelo menos as seguintes informações: o link para compartilhamento do vídeo, título, autores e informações de contato, bem como em anexo o termo de autorização para publicação da obra. Além de comporem a playlist do evento, os videos poderão ser publicados em ambiente abertos e públicos para a comunidade como forma de expandir o alcance e divulgação dos trabalhos
- Algumas recomendações são:
– Filme com o celular na horizontal.
– Dê preferência ao formato .mp4.
– Leia o Guia de Recomendação para Gravação de Vídeo - Conteúdo do Vídeo de Apresentação: o vídeo deverá conter pelo menos imagens e narração. Adicionalmente poderá conter os seguintes itens, desde que seja respeitado o tempo máximo.
- slides
- vídeos curtos
- falas de participantes
Datas importantes (Trilha Especial)
- Submissão do Formulário com a descrição da vivência: 30/09/2022
- Submissão do vídeo: 30/10/2022
- Vídeos Trilha 4
Orientação aos autores
Trilhas 1, 2 e 3
As submissões de artigos para o WIE 2022 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, por meio do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo (blind review), os autores devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no artigo. Submissões em qualquer uma das trilhas devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Trabalhos que não seguirem essas recomendações serão automaticamente excluídos do processo de revisão. A seguir, algumas normas adicionais que também devem ser observadas para todas as trilhas:
- Os artigos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas;
- Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não publicados anteriormente nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico;
- Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados;
- No artigo não deve constar nenhum tipo de identificação dos autores e instituições. Ao longo do texto, deve-se também ter o cuidado de omitir qualquer tipo de informação que permita a identificação dos autores, como nomes de projetos e links. Os artigos que possuírem identificação dos autores serão imediatamente rejeitados;
- Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, afiliações institucionais e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – como citações a outros trabalhos dos autores);
- Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou Anais do WIE e SBIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui:
- São aceitos trabalhos escritos nos idiomas: Português, Inglês ou Espanhol;
- As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;
- A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do Comitê de Programa do CBIE/WIE. O processo de avaliação é duplo-cego, ou seja, os artigos devem ser avaliados sem identificação dos autores e instituições, e os autores também não devem ter acesso aos nomes dos avaliadores de seu artigo. Os trabalhos serão analisados por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade;
- O artigo que for aprovado será publicado nos Anais do CBIE 2022, desde que, ao menos um autor efetive sua inscrição no evento até o prazo final estabelecido no evento e participe da sessão técnica para apresentação presencial do trabalho.
Sugerimos aos autores que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e para aqueles autores ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos:
- INTRODUÇÃO: visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa;
- MÉTODOS: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada;
- RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrição e discussão dos resultados obtidos;
- CONCLUSÕES: a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho;
- REFERÊNCIAS: lista das publicações citadas no trabalho.
Avaliação, Critérios de Revisão e Requisitos para a Publicação (trilhas 1, 2 e 3)
Assim como os artigos devem ser enviados sem identificação de autores ou instituições, a revisão será feita por pares sob o sistema blind review, de acordo com os seguintes quesitos:
- Originalidade: Originalidade do tema/solução/abordagem utilizada pelos autores.
- Contribuição: Grau de avanço frente ao estado da arte em Informática na Educação.
- Adequação do método científico: O trabalho foi bem planejado, executado e descrito cientificamente? Os autores discutem claramente o método científico e sua escolha em relação a outras alternativas? A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?
- Aderência ao evento e aos tópicos da trilha: O artigo se encaixa no WIE? O artigo se encaixa nos temas da trilha?
- Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: É fácil de ler e entender? O uso da norma culta da língua portuguesa está correto? O artigo está bem estruturado? O texto está bem encadeado? A formatação está adequada segundo o modelo da SBC? O tamanho do artigo está de acordo com a chamada? As referências estão completas e segundo as normas?
- Referências a trabalhos relacionados: O artigo realiza uma análise coerente de trabalhos similares? Posiciona sua contribuição frente a estes trabalhos? As referências são atuais e relevantes?
Uma vez aprovado o artigo, para sua publicação, será obrigatório que, durante a realização da sessão (exceto no caso da Trilha Especial), pelo menos um dos autores do trabalho, preferencialmente aquele que se inscreveu na categoria de apresentador, esteja presente na sessão a qual seu trabalho foi alocado.
Para viabilizar a participação dos autores, a organização do CBIE 2022 poderá emitir declaração indicando a necessidade de participação do autor. Adicionalmente, a organização poderá solicitar aos participantes indicações de melhores datas e horários para a apresentação.
O artigo completo que for aprovado será publicado nos anais do WIE, desde que:
- Pelo menos um dos autores efetive sua inscrição no evento no prazo indicado, esta inscrição vale para todas as publicações do mesmo autor;
- Os autores incluam na versão final seus dados (nomes, afiliações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores).
- Envio do termo de autorização para publicação.
- Postem no site um documento relatando o tratamento dado às recomendações dos revisores. (formato a ser publicado posteriormente).
Termo de Autorização da Obra
O(s) autor(es) da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo desta obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Efetuar o download do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA OBRA
Datas Importantes
Abstract | 30/06/2022 |
Data limite para submissão de trabalhos | 17/07/2022 |
Notificação de aceitação de trabalhos | |
Data limite para envio das versões finais dos trabalhos (*) | 21/08/2022 |
Data limite para envio dos vídeos da Trilha 4 (Especial) | 30/10/2022 |
Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho | 30/09/2022 |
Envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS | 30/09/2022 |
Coordenação do Workshop de Informática na Escola (WIE) 2022
Crediné Menezes (UFRGS) – credine@gmail.com
Alberto Castro (UFAM) – alberto@icomp.ufam.edu.br