Painel de Políticas e Diretrizes em Informática na Educação (PPDIE)

 

TEMA: Tecnologias Digitais e Aprendizagem em ciências como Políticas Públicas no Brasil.

Resumo

O Painel de Políticas e Diretrizes em Informática na Educação (PPDIE) visa combinar ensino e pesquisa em Informática na Educação, políticas em educação apoiadas por tecnologias digitais, modelos de aprendizagem com apoio de tecnologia e avaliações da utilização da Informática na Educação atrelando experiências pautadas na implementação curricular como política pública educacional, voltada para a tecnologia e inovação por meio de discussões fomentadas no âmbito do pensamento computacional, ensino maker, ensino bifocal aplicado no conhecimento científico, ferramentas digitais e elaboração de sequências didáticas na transposição de conhecimento científico.  Na edição de 2022, espera-se com PPDIE constituir um espaço no CBIE para discussão e reflexão sobre políticas públicas voltadas para tecnologias digitais e aprendizagem, incluindo aspectos como a definição, o acompanhamento, a implantação e a validação das políticas implantadas no Brasil. O evento traz a proposta de promover o desenvolvimento acadêmico e atualização profissional dos participantes, a fim de oportunizar novos conhecimentos que instrumentalizem profissionais para o trabalho, sobretudo a inclusão de conhecimentos voltados para a área das tecnologias digitais na educação. 

Modalidade: Remoto
Data: 17/11/2022 (Quinta-feira)
Horário: 16:30 a 17:30

Coordenadores:
Profa. Danielle Pompeu Noronha Pontes – Lattes
Prof. Herbert Lima – Lattes
Prof. Vilar Vasconcelos – Lattes

Cassia Fernandez

WhatsApp-Image-2022-11-23-at-11.50.55

 

TLTL (Teachers College/Columbia University)

Cassia Fernandez é Senior Research Associate no Transformative Learning Technologies Lab da Universidade de Columbia e doutoranda no departamento de sistemas eletrônicos da Universidade de São Paulo. Suas pesquisas se concentram no desenvolvimento de ferramentas e abordagens para conectar programação ao aprendizado de ciências na educação básica, e em estratégias para o desenvolvimento profissional de professores de ciências. Cassia é bacharel em física e mestre em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo.

 

Contato:

cassia.ofernandez@gmail.com

Paulo Blikstein

paulo

 

TLTL (Teachers College/Columbia University)

Paulo Blikstein é Professor na Escola de Educação da Universidade de Columbia, EUA, e professor afiliado no departamento de Ciência da Computação e no Data Sciences Institute, na mesma universidade. Engenheiro pela Poli-USP, Blikstein é doutor em Ciências da Aprendizagem pela Northwestern University, mestre pelo MIT Media Lab e foi professor na Universidade de Stanford de 2008-2018, onde idealizou e dirigiu o Centro Lemann.

 

Contato:

paulob@tc.columbia.edu

Tatiana Hochgreb-Hägele

tati

 

TLTL (Teachers College/Columbia University)

Tatiana Hochgreb-Hägele é Senior Research Associate no Transformative Learning Technologies Lab da Universidade de Columbia e Senior Fellow no Lemann Center da Graduate School of Education da Universidade Stanford. Seus interesses de pesquisa se concentram no desenvolvimento de estratégias de ensino de ciência e para o desenvolvimento professional de professores de ciências. Tatiana é formada em Ciências Moleculares, com doutorado em Genética do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo. Fez o pós-doutoramento na UCSF e Caltech (USA) e foi pesquisadora visitante na Universidade de Oxford (Reino Unido).

 

Contato:

tatiana.hochgreb@mac.com