PROPOSTA ESPAÇO DE CRIATIVIDADE – CBIE 2022
Pré-evento: 11 e 14 de Novembro
Evento 16 a 19 de Novembro
Organização:
Katia Araujo (SECTET-PA ) – Lattes
Vitor Bremgartner (IFAM) – Lattes
Tiago Primo (UFPel) – Lattes
Aldemira Câmara – (SEDUC-AM) Lattes
Jonathas Pinheiro (Kainos Maker-AM) – Lattes
Tiago Cauassa (ControlBot/ICBEU-AM) – Lattes
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS
O espaço de criatividade tem por objetivo proporcionar um ambiente de compartilhamento e de reflexões sobre educação, tecnologia e comunidade, além de realizar atividades mão na massa por meio da exploração e experimentação de materiais, considerando atividades que desenvolvam habilidades e competências no indivíduo , fundamentadas em metodologias
de aprendizagens, como o da Aprendizagem Criativa, pensamento computacional, cultura maker, computação desplugada, robótica educacional, entre outras, não limitando-se só a essas.
O Espaço visa apresentar para o público alvo, a discussão e reflexão de práticas exitosas e inovadoras, por meio de estratégias, materiais e novas formas de ensinar e aprender, com enfoque no novo contexto da Educação Básica, promovendo um ambiente interativo entre os participantes.
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem se limitar a eles:
- Experiências com Aprendizagem Criativa, cultura maker;
- Experiências com 6Ps: projeto, paixão, pares, pensar brincando, propósito e poderosas ideias;
- Experiências com métodos e técnicas de ensino com enfoque na Educação Básica;
- Experiências de introdução do pensamento computacional, computação Criativa, e programação nas escolas;
- Experiências com computação desplugada;
- Experiências com gamificação e/ou ludificação;
- Ambientes e objetos de aprendizagem;
- Experiências com robótica educacional;
- Experiências com inclusão e acessibilidade;
- Metodologias para avaliação de ferramentas.
- Experiência com Inteligência Artificial na Educação Básica.
JUSTIFICATIVA
A estrutura curricular brasileira na Educação Básica (BNCC) contempla atividades voltadas para o ensino de experimentação e criatividade por meio de abordagens DIY (do it yourself), mãos na massa. Compreende-se, nesse novo contexto educacional, a importância dessas metodologias de aprendizagem propondo o espaço de criatividade, que apresenta iniciativas e reflexões com experimentos e qualidade, visando o aprender fazendo com criatividade e inovação a serem remixados em sala de aula.
PÚBLICO-ALVO
- Comunidade científica, professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores, estudantes e interessados na área.
- Profissionais/empresas das áreas de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia na educação.
De acordo com os dias dos eventos e necessidade de conciliação com os demais eventos paralelos, se sugere a seguinte logística para realização das atividades conforme segue:
Cada atividade terá duração de 1h30 (uma hora e trinta minutos) com um adicional de 30 minutos para diálogo e reflexão da temática. Considerando que receberemos grandes especialistas, se estima que o público alvo queira conversar para conhecer melhor seus projetos, debater a respeito das dificuldades, experiências exitosas e estratégias.
PROGRAMAÇÃO
Demandas: Prof. Victor/ Andreza – @prof Vitor
- Colaboradores para o espaço- bolsistas – ok, mas quantos? 5
- Memorando para informar a Transire sobre a locação do espaço deles no período de 16 à 18/11 ok
- Transporte- Terá algum transporte para o EC? não
- Recurso para as oficinas- papelaria não temos dinheiro