PROPOSTA ESPAÇO DE CRIATIVIDADE – CBIE 2022

Pré-evento: 11 e 14 de Novembro

Evento 16 a 19 de Novembro

Organização: 

Katia Araujo (SECTET-PA ) – Lattes
Vitor Bremgartner (IFAM) – Lattes
Tiago Primo (UFPel) – Lattes
Aldemira Câmara – (SEDUC-AM) Lattes
Jonathas Pinheiro (Kainos Maker-AM) – Lattes 
Tiago Cauassa (ControlBot/ICBEU-AM) – Lattes

APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

O espaço de criatividade tem por objetivo proporcionar um ambiente de compartilhamento e de reflexões sobre educação, tecnologia e comunidade, além de realizar atividades mão na massa por meio da exploração e experimentação de materiais, considerando atividades que desenvolvam habilidades e competências no indivíduo , fundamentadas em metodologias
de aprendizagens, como o da Aprendizagem Criativa, pensamento computacional, cultura maker, computação desplugada, robótica educacional, entre outras, não limitando-se só a essas.

O Espaço visa apresentar para o público alvo, a discussão e reflexão de práticas exitosas e inovadoras, por meio de estratégias, materiais e novas formas de ensinar e aprender, com enfoque no novo contexto da Educação Básica, promovendo um ambiente interativo entre os participantes.

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem se limitar a eles:

  • Experiências com Aprendizagem Criativa, cultura maker;
  • Experiências com 6Ps: projeto, paixão, pares, pensar brincando, propósito e poderosas ideias;
  • Experiências com métodos e técnicas de ensino com enfoque na Educação Básica;
  • Experiências de introdução do pensamento computacional, computação Criativa, e programação nas escolas;
  • Experiências com computação desplugada;
  • Experiências com gamificação e/ou ludificação;
  • Ambientes e objetos de aprendizagem;
  • Experiências com robótica educacional;
  • Experiências com inclusão e acessibilidade;
  • Metodologias para avaliação de ferramentas.
  • Experiência com Inteligência Artificial na Educação Básica.

JUSTIFICATIVA

A estrutura curricular brasileira na Educação Básica (BNCC) contempla atividades voltadas para o ensino de experimentação e criatividade por meio de abordagens DIY (do it yourself), mãos na massa. Compreende-se, nesse novo contexto educacional, a importância dessas metodologias de aprendizagem propondo o espaço de criatividade, que apresenta iniciativas e reflexões com experimentos e qualidade, visando o aprender fazendo com criatividade e inovação a serem remixados em sala de aula.

PÚBLICO-ALVO

  • Comunidade científica, professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores, estudantes e interessados na área.
  • Profissionais/empresas das áreas de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia na educação.

De acordo com os dias dos eventos e necessidade de conciliação com os demais eventos paralelos, se sugere a seguinte logística para realização das atividades conforme segue:

Cada atividade terá duração de 1h30 (uma hora e trinta minutos) com um adicional de 30 minutos para diálogo e reflexão da temática. Considerando que receberemos grandes especialistas, se estima que o público alvo queira conversar para conhecer melhor seus projetos, debater a respeito das dificuldades, experiências exitosas e estratégias.

PROGRAMAÇÃO

Demandas: Prof. Victor/ Andreza – @prof Vitor

  1. Colaboradores para o espaço- bolsistas – ok, mas quantos? 5
  2. Memorando para  informar a Transire sobre a locação do espaço deles no período de 16 à 18/11 ok
  3. Transporte- Terá algum transporte para o EC? não
  4. Recurso para as oficinas- papelaria não temos dinheiro