Workshop de Pós-Graduação: Postgraduate Students Experience (STUDX)

Programação STUDX

Versão para download: Programação STUDX

Coordenação
Taciana Pontual Falcão (UFRPE) – Lattes (taciana.pontual@ufrpe.br)
Tanci Simões Gomes (UFPE) – Lattes (tancicleide.gomes@gmail.com)
Carolina Moreira (UFPR) – Lattes (carolmoliveiraa@gmail.com)
Elloá B. Guedes (UEA) – Lattes (ebgcosta@uea.edu.br)

Postgraduate Students Experience (STUDX) consiste em um workshop destinado a estudantes de mestrado e doutorado na área de Informática na Educação,  incluindo apresentação, discussão e feedbacks sobre suas pesquisas em um ambiente acolhedor, construtivo, colaborativo e interdisciplinar.

Os principais objetivos do STUDX são:

  • Oferecer aos participantes feedbacks construtivos sobre sua pesquisa e futuros direcionamentos, a partir de uma comunicação não-violenta e linguagem inclusiva;
  • Fomentar uma comunidade colaborativa de estudantes de pós-graduação stricto sensu e um espírito colaborativo de pesquisa;
  • Proporcionar uma oportunidade dos estudantes interagirem com pesquisadores e especialistas experientes da comunidade;
  • Oferecer formação complementar abrangendo temas relevantes ao desenvolvimento de pesquisas científicas de qualidade.

SUBMISSÃO, SELEÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Para fins de submissão, são considerados adequados tópicos relacionados a tecnologias na educação. Espera-se que os trabalhos submetidos possuam um plano de pesquisa claramente estabelecido, mostrando o progresso da pesquisa. As submissões devem seguir o modelo da SBC, ter entre 4 e 6 páginas, e apresentar:

  • O título da pesquisa, o nome do estudante de doutorado/mestrado, o nome do(a) orientador(a) e da instituição, a quantidade de meses de desenvolvimento do trabalho e o tempo previsto para conclusão;
  • A motivação para a pesquisa, indicando claramente o problema abordado e a sua relevância e mostrando em que aspectos a proposta é inovadora, original ou amplia as abordagens existentes para um problema;
  • Formulação clara da questão de pesquisa;
  • A metodologia de pesquisa proposta para abordar problema;
  • Os resultados esperados ou resultados parciais obtidos, relacionados às contribuições esperadas para a área de informática na educação.

Os trabalhos serão analisados e selecionados considerando o maior potencial de contribuições para sua melhoria a partir da participação no STUDx. Preferencialmente, serão selecionados trabalhos que estejam sendo desenvolvidos há pelo menos 9 meses ou que disponham de 9 meses restantes para a sua conclusão, considerando a data de realização do evento. Sugerimos que trabalhos em vias de conclusão e que estejam mais maduros possam ser submetidos a outros eventos paralelos do CBIE, como SBIE ou WIE. 

No STUDx, os processos de submissão e revisão não são anônimos. Todos os dados dos autores podem ser incluídos desde a submissão e, para ampliar ainda mais as possibilidades de colaboração e discussão para além da experiência presencial, os autores terão acesso aos nomes dos revisores.

Os trabalhos selecionados serão publicados nos anais estendidos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, com qualis B5 em Ciência da Computação.


DATAS IMPORTANTES

Data limite para submissão de trabalhos 27/07/2022
12/08/2022
Notificação de aceitação de trabalhos 26/08/2022
07/09/2022
Data limite para envio das versões finais dos trabalhos 09/09/2022
19/09/2022
Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho 19/09/2022
Envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS 19/09/2022

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos serão apresentados em quatro sessões técnicas (paralelas duas a duas, conforme programação abaixo), na manhã do dia 18 de novembro de 2022. As apresentações serão abertas ao público, porém cada sessão contará com uma banca formada por três professores, cujo objetivo será de contribuir para a evolução dos trabalhos, de maneira construtiva. Cada pessoa terá de 5 a 10 minutos de apresentação, conforme achar mais apropriado, seguido de feedback da banca. O tempo total destinado a cada trabalho será de no máximo 30 minutos, incluindo o tempo de discussão. Na parte da tarde, teremos duas palestras sobre metodologia de pesquisa, também abertas ao público, para ajudar todas as pessoas participantes a refinar os métodos usados em suas pesquisas.

PROGRAMAÇÃO

Em breve.

COMITÊ DE PROGRAMA

Nome Afiliação
Ana Liz Souto Oliveira Universidade Federal da Paraíba
Andréa Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Armando Toda Universidade de Durham
Aurea Melo Universidade do Estado Amazonas
Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças Universidade Federal da Paraíba
Dennys Leite Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Diego Dermeval Universidade Federal de Alagoas
Ecivaldo Matos Universidade Federal da Bahia
Elaine Oliveira Universidade Federal do Amazonas
Eleandro Maschio Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Guarapuava
Ernani Gottardo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS
Esdras Bispo Jr. Universidade Federal de Jataí
Isabel Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Jean Rosa Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática S/A
Juliana Diniz Universidade Federal Rural de Pernambuco
Leandro Queiros Universidade Federal de Pernambuco
Livia Sampaio Federal University of Campina Grande
Luiz Rodrigues Universidade de São Paulo
Luma Seixas Universidade Federal da Bahia
Marianne Eliasquevici Universidade Federal do Pará
Paula Palomino Universidade Federal de Alagoas
Rafael Araújo Universidade Federal de Uberlândia
Ricardo Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
Roberto Bittencourt Universidade Estadual de Feira de Santana
Roberto Pereira UFPR – Universidade Federal do Paraná
Rodrigo Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco
Rozelma França Universidade Federal Rural de Pernambuco
Suzana Sampaio Universidade Federal Rural de Pernambuco
Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco
Tanci Gomes UFPE | CESAR School
Tatyane Silva CESAR School
Tiago Primo Universidade Federal de Pelotas
Viviane Aureliano Instituto Federal de Pernambuco
Yuska Paola Costa Aguiar Universidade Federal da Paraíba