Jornada de Atualização em Informática na Educação

A Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE) deste ano ocorrerá durante CBIE 2022, entre os dias 16 e 19 de Novembro de 2022 em Manaus/AM.

Tópicos de Interesse

Minicursos Aceitos

Apresentação e Objetivos

As Jornadas de Atualização em Informática na Educação (JAIE) constituem um momento de atualização científica e tecnológica para a comunidade de Informática na Educação (IE) do Brasil. As jornadas são formadas por um conjunto de minicursos que focam temas relacionados à área de IE. Estimulamos a participação de pesquisadores das áreas de Computação, Educação, Psicologia e afins que desejam contribuir com a oferta de minicursos para nossa comunidade.

Os temas dos minicursos devem ser atuais e direcionados à divulgação de ferramentas, técnicas, métodos e processos considerados importantes à evolução acadêmica ou profissional da IE. Considerando que muitos alunos não teriam oportunidade de acessar tal formação por meio de cursos em suas instituições de origem, o minicurso deve refletir uma visão ampla da pesquisa na área, aprofundando-se em alguns de seus aspectos. Serão aceitas propostas que sintetizem o estado da arte ou da técnica e ajudem a evoluir a área, mas devemos destacar que não deverão ser aceitos trabalhos de divulgação de resultados circunstanciais de teses, dissertações, projetos de pesquisa ou manuais de sistemas, entre outros.

Dessa forma, os textos dos minicursos da JAIE devem apresentar material atualizado e de forte relevância na área de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia de forma didática e introdutória, e que, ao mesmo tempo, tenham potencial para despertar o interesse de acadêmicos e empreendedores. Como resultado, cursos de graduação e pós-graduação em Informática na Educação poderão usufruir de um livro texto de referência para auxiliar alunos e professores a cobrir os tópicos mais relevantes da área, facilitando a disseminação do conhecimento e a consolidação das pesquisas em Informática aplicada à Educação.

Docentes, pesquisadores e profissionais interessados em submeter suas propostas devem fazê-lo conforme as instruções a seguir. Para atender aos objetivos da JAIE 2022, as propostas com melhor classificação serão selecionadas para apresentação no formato de minicursos no evento. Também poderão ser selecionadas para publicação no livro texto da JAIE 2022 propostas.

Na seleção dos minicursos, será levada em consideração a importância e abrangência do tema proposto e o potencial para despertar o interesse de jovens estudantes e acadêmicos. Cada minicurso poderá ter até 3 autores. Todo o processo de submissão e seleção será conduzido usando o sistema JEMS da SBC. O material produzido para a JAIE será compilado no formato de um livro com ISBN reunindo os textos preparados pelos autores de cada minicurso.

Tópicos de Interesse

Os trabalhos submetidos devem evidenciar como áreas específicas da Informática podem contribuir para a solução de problemas da Educação. Os textos submetidos devem apresentar uma visão geral e formativa da área escolhida e indicar exemplos práticos de aplicações da informática na solução de problemas educacionais. Também é interessante que sejam feitas análises de possibilidades de inovação na informática.

Os tópicos de interesse para os minicursos do JAIE 2022 incluem (mas não se restringem a):

  • Metodologias de pesquisa em IE: novas abordagens metodológicas que avancem o conhecimento sobre a concepção da pesquisa, filosofia e história da pesquisa em IE (nos moldes do material da CEIE em https://metodologia.ceie-br.org/).
  • Projetos de IE: Metodologias de Projetos (Design) aplicados à concepção de tecnologias e métodos de ensino em IE;
  • Abordagens teóricas e metodológicas de fenômenos cognitivos relacionados à experiência humana (motivação, engajamento, emoções, interações sociais, estratégias, etc) com tecnologias educacionais;
  • Engenharia de Software em IE: apresentar evolução de métodos e processos para desenvolvimento de software educacional, recursos educacionais abertos e objetos de aprendizagem; arquiteturas de software educacional; arcabouços e ferramentas de autoria; métodos para desenvolvimento colaborativo de materiais educacionais e afins.
  • Inteligência Artificial aplicada à Educação: Sistemas multiagentes para Educação; sistemas de recomendação de conteúdo e de pessoas; avaliação; Sistemas Tutores Inteligentes, Sistemas de avaliação e afins;
  • Interação Humano-Computador em IE: avançar com a proposição de métodos e técnicas de concepção ou avaliação de novos estilos de interação que adotem variadas abordagens computacionais;
  • Sistemas Colaborativos em IE: evoluir o estado da arte sobre fenômenos humanos, tecnológicos e híbridos com apoio computacional para contribuir com o desenvolvimento, uso, avaliação e análise de tais sistemas na educação;
  • Métodos e técnicas de análise e mineração de Dados educacionais, repositórios de objetos de aprendizagem; descoberta de conhecimento e busca por conteúdo educacional em banco de dados;
  • Computação Ubíqua: aportar reflexões métodos e técnicas que guiem a concepção ou avaliação de hardware que permitam a estruturação de situações ubíquas de aprendizagem (tais como: detecção de contexto de aprendizagem; ambientes de aprendizagem ubíqua; adaptação de espaços de aprendizagem; aprendizagem com dispositivos móveis, dentre outros);
  • Robótica Educacional: refletir e fazer evoluir o estado da arte sobre a interação entre humanos e equipamentos em cenários de educação ou propondo métodos e práticas de ensino e aprendizagem com hardware dedicado para ensino;
  • Jogos em IE: fazer avançar o conhecimento sobre desenvolvimento, avaliação e análise de jogos educacionais e o uso de jogos ou técnicas de jogos na educação (ludificação/gamification, storytelling, jogos sérios, jogos com propósito, entre outros);
  • Realidade Virtual/Aumentada: aprofundar o entendimento sobre a noção de realidade e mundo quando aplicados ao projeto, avaliação e desenvolvimento de hardware e software que estruturam situações de realidade virtual ou aumentada no ensino;
  • Acessibilidade, diversidade e inclusão: intensificar a fruição entre distintos pontos de vista e abordagens que guiem a concepção de soluções computacionais acessíveis à prática da Educação.

Orientações

Docentes e pesquisadores interessados devem submeter suas propostas pelo sistema JEMS até a data limite conforme o calendário. Cada proposta de curso deve estar contida em um único arquivo em formato PDF e seguir a estrutura abaixo, caso contrário será rejeitada sem ser analisada.

  1. Dados de identificação (uma página, no máximo):
    • Título do minicurso;
    • Autor(es) (instituição de origem, endereço, telefone, e-mail); 
    • Nome do apresentador do curso (se houver mais de um autor, deve existir justificativa para cada autor no minicurso).
  2. Resumos em português e em inglês, até 200 palavras cada (uma página, no máximo);
  3. Dados gerais (uma página, no máximo): 
    • Objetivos do curso e tratamento dado ao tema, por exemplo: teórico ou prático; oferecer uma visão geral de resultados ou um aprofundamento em aspectos específicos; apresentação ou comparação de tecnologias; formação de novas habilidades ou informação;
    • Perfil desejado dos participantes.
  4. Estrutura detalhada do texto (de oito a dez páginas, obrigatoriamente):
    • O texto de cada curso será um capítulo do livro da JAIE, devendo portanto ser constituído de seções e subseções;
    • Apresentar uma descrição precisa do conteúdo de cada seção e subseção, de maneira que seja possível avaliar o texto como um todo;
    • Lembre-se que nessa estrutura detalhada deve-se apresentar as justificativas e referencial teórico adequados que sirvam para julgar a qualidade do minicurso e o amadurecimento dos proponentes sobre o assunto.
  5. Material Existente (opcional):
    • Nessa seção, quando se aplicar, devem ser indicadas a existência de materiais complementares, como exercícios, aplicações e quaisquer outros materiais complementares já existentes (como um ambiente Web de apoio).
  6. Bibliografia utilizada na preparação do curso (no máximo uma página).
  7. Estratégia de ensino a ser adotada:
    • Apresentação da forma com que os autores pretendem interagir com os participantes, quais mecanismos e canais serão utilizados para tirar dúvidas e receber comentários, se será utilizada alguma ferramenta ou ambiente Web para eventuais atividades práticas.
  8. Curriculum vitae resumido do(s) autor(es) (no máximo uma página para cada autor), incluindo uma seleção de publicações consideradas importantes para a proposta, e uma foto atual de cada autor (preferencialmente com fundo claro, com resolução mínima de 300 x 300).

Processo de seleção

O processo de seleção consistirá em duas fases. Na primeira, são selecionadas propostas de minicursos, priorizando aqueles que avancem a área da Informática na Educação em seus aspectos epistemológicos, ontológicos, metodológicos, tecnológicos ou de outra maneira que o autor entender poder contribuir. Na segunda será avaliada a versão completa do texto final que será publicado no livro da Jornada e utilizado como material norteador da mesma durante o evento.

Na primeira fase, a seleção inicial das propostas será realizada com base em um processo classificatório, com avaliação e discussão das propostas pela Comissão de Avaliação. Os critérios de seleção incluirão:

  • Competência demonstrada do(s) proponente(s) na área do curso;
  • Relevância do tema proposto para a evolução da área de IE;
  • Qualidade da apresentação da proposta enquanto contribuição à evolução da área de IE;
  • Evidências da maturidade do tema proposto;
  • Curriculum vitae do(s) proponente(s); 
  • Distribuição dos assuntos em várias áreas de IE, evitando assuntos já tratados recentemente em outras edições do JAIE (www.br-ie.org/pub/index.php/pie);
  • Aderência às instruções desta chamada;
  • Pertinência e exequibilidade da metodologia de ensino a ser aplicada.

Na segunda etapa, os textos finais das propostas aprovadas serão avaliados, podendo ser ainda desqualificados se não atenderem às condições necessárias para ser publicado como texto de um curso de atualização JAIE dentro do prazo informado pela organização do evento.

Texto do curso (capítulo de livro)

Os autores das propostas selecionadas deverão preparar um texto de até 30 páginas para um minicurso que servirá como material didático do seu curso.

O material didático será incluído como um capítulo do livro a ser publicado. O texto passará por uma avaliação de revisores especializados e sua aprovação é uma condição para que o curso seja incluído no programa final da JAIE.

Os autores deverão entregar os textos a serem incluídos no livro até a data estabelecida no cronograma do evento. Esse texto será revisto por pelo menos três integrantes do Comitê Editorial a ser formado após a seleção em função das áreas cobertas. A revisão das propostas levará os seguintes critérios em consideração:

  • Aderência à proposta inicial;
  • Corretude técnica do texto;
  • Qualidade da escrita;
  • Adequação da estrutura do texto enquanto material instrucional;
  • Aderência às instruções sobre a formatação do texto; 
  • Qualidade das figuras, tabelas, equações, entre outros; 
  • Qualidade dos resumos em português e em inglês. 

A Comissão rejeitará propostas com problemas relacionados aos critérios acima e que não possam ser corrigidos em tempo hábil.

Formato do texto final (capítulo do livro a ser publicado)

Os textos finais serão aceitas somente se estiverem no formato de capítulo de livro da SBC. Os autores deverão incluir todo o material necessário para que a Editora que publicará o livro possa gerar a versão final.

Após a primeira revisão, os autores deverão atender às críticas e às sugestões dos revisores e entregar os textos finais até a data limite estabelecida no cronograma. Os autores dos textos a serem publicados deverão assinar um documento cedendo os direitos autorais à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento das revisões solicitadas acarretará exclusão da proposta do programa das JAIE. Autores de Minicursos aceitos devem informar:

  • Título: aderente ao conteúdo do minicurso;
  • Resumo: com até 300 palavras;
  • Nome(s) do(s) ministrante(s);
  • Currículo resumido com até 300 palavras por ministrante;
  • Foto com boa resolução (mínimo 300 x 300).

Publicação

Importante: Todos os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, até a data definida na seção datas importantes. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado. O novo volume da Jornada de Atualização em Informática na Educação será publicado na página dos Anais da Jornada de Atualização em Informática na Educação (ISSN: 23167734).

Termo de Autorização da Obra

O(s) autor(es) da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução, ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo desta obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.

Datas Importantes

Data para submissão de propostas (fase 1)27/07/2022
Notificação de aceitação das proposta de minicursos na fase 126/08/2022
Data limite para envio do texto do minicurso (fase 2)09/09/2022
Notificação de aceitação dos minicursos (fase 2)19/09/2022
Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho26/09/2022
Envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS26/09/2022

Minicursos Aceitos

Minicurso 1 – quarta-feira 16/11 – manhã (8h30 – 12h) e tarde (14h – 17h30) –  Sala EST Lab A25

Desenvolvendo o Pensamento Computacional por meio de Histórias: Uma Estratégia para Docentes.

Autores:

  • Juliana Baptista dos Santos França
  • Angélica Fonseca da Silva Dias
  • Beatriz Saburido

Coordenadores

Dr. José Francisco de Magalhães Netto (UFAM) – Lattes (jnetto@icomp.ufam.edu.br)
Dr. Leônidas de Oliveira Brandão (USP) – Lattes (leo@ime.usp.br)