Mesa redonda “Diversidade cultural e educação mediada pelas tecnologias: panorama e desafios amazônicos”

Gersem Baniwa é indígena do povo Baniwa da Terra Indígena Alto Rio Negro/AM e doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Foi Secretário de Educação de São Gabriel da Cachoeira/AM, Coordenador Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Gerente Técnico de Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI) do Ministério do Meio Ambiente. Foi dirigente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (CINEP), do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI) e Fórum Estadual de Educação Indígena do Amazonas FOREEIA). Foi professor associado da Universidade Federal do Amazonas e atualmente é professor associado da Universidade de Brasília.

Romero Tori Professor Associado 3 da Escola Politécnica da USP, no Depto de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, onde coordena o Interlab (Lab. de Tecnologias Interativas). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Design da FAU USP. Docente do Curso a Distância  de Especialização em Computação Aplicada à Educação, pela USP, campus de São Carlos. Bolsista de produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, na área de Tecnologias Educacionais. Coordenou e tem desenvolvido diversas pesquisas sobre o uso de tecnologias na educação, com ênfase em “educação imersiva”, que envolve o uso de realidade virtual e aumentada. Autor do livro “Educação sem Distância”. Em seu blog ( romerotori.org )publica matérias relacionadas à tecnologia na educação

Chantal Medaets é doutora em antropologia pela Universidade Paris Descartes e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, onde coordena o Centro de Antropologia de Processos Educativos – Ceape/Unicamp. Realizou pesquisa com povos indígenas e ribeirinhos da região do Baixo Tapajós (Santarém, PA), onde trabalhou tanto sobre sobre educação escolar como sobre modalidades de transmissão e aprendizagem não escolares de saberes ditos tradicionais (pesca, caça, manejo de roças, práticas narrativas). Resultados publicados neste eBook. Na continuidade das reflexões sobre escolarização e povos indígenas, atualmente coordena um projeto Fapesp, sediado na Unicamp, sobre a presença indígena no Ensino Superior. No âmbito deste projeto iniciou trabalho de campo na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM), de onde vem a maioria dos estudantes indígenas da Unicamp, para pensar junto com orientandos daquela região, sobre os sentidos e os desafios do ingresso indígena nas universidades.

André Zogahib é o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito. Possui especialização, mestrado e doutorado em Administração Pública. É professor do quadro efetivo da UEA, foi coordenador de cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenador dos sistemas de ingresso, pró-reitor de Planejamento e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários. Participou da elaboração e implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da UEA na condição de docente. Em 2010, como pró-reitor de Planejamento, atuou na reestruturação organizacional da universidade. O Projeto de Lei do Executivo n° 116/2011 permitiu a contratação de cerca de 600 professores na época. Gestor experiente e bem-sucedido, atuou como diretor-presidente da AmazonPrev no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2022, conquistando, por três anos seguidos, o prêmio de melhor Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Brasil, entre todos os estados da federação e Distrito Federal. A AmazonPrev tornou-se referência nacional em gestão previdenciária, em diversas avaliações, como as da Abipem, Aneprem e da Secretaria Nacional de Previdência.

Wilmara Messa é professora e pedagoga, natural de Manaus – AM é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Especialista em Informática e Educação pela Universidade Estadual do Pará, Especialista em Educação a Distância: dos fundamentos à prática pela Universidade Castelo Branco do RJ em parceria com o Exército Brasileiro, Especialista em Design Instrucional pelo Centro Universitário SENAC – SP e Cursa o Mestrado em Tecnologias Emergentes na Educação.

Desde outubro de 2019, é Diretora do Centro de Mídias de Educação do Amazonas na Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Tem 29 anos de experiência na área de Educação nos setores públicos e privados, dos quais 23 anos foram voltados para utilização de tecnologias interativas na escola e os mais recentes 13 anos voltados para os estudos e atuação com Educação a Distância, Educação Online e Design Instrucional. Paralelamente a SEDUC-AM em períodos diferenciados dos anos de 2001 a 2019 atuou na Fundação de Ensino e Pesquisa Desembargador Paulo dos Anjos Feitoza – FPF, UNINORTE, IDAAM, SENAC/AM, SENAC/RO e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) como tutora, professora ministrante e pesquisadora de Graduação e Pós-Graduação.

Valber Martins é Pró-Reitor interiorização UEA, Coordenador Residência em cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial da UEA, Especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial – hospital universitário Oswaldo Cruz – PE. Doutor e Mestre em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial  SLmandic – SP e Especialista em Radiologia – UFPA.

Palestrante convidada – SBIE

Alexandra Okada é professora doutora associada e pesquisadora sênior da Open University e da Academia de Ensino Superior do Reino Unido, Líder Científica da Rede de Pesquisa sobre Escolarização Aberta CONNECT. Coordenadora de mais de 10 projetos com Europa incluindo Brasil com financiamento internacional de mais de 20 milhões de Euros, membro consultora da Comissão Europeia e da UNESCO, Bacharel em Computação, Doutora em Educação e Pós-doutorado em Gestão do Conhecimento.   Sua especialidade está na intersecção entre Educação Científica, Aprendizagem Tecnológica e Desenvolvimento Profissional com Pesquisa e Inovação Responsáveis. Seu trabalho é apoiado pela escolarização aberta para equidade e sustentabilidade com a parceria entre cinco setores: 1. Comunidades educacionais, 2. Instituições científicas, 3. Empresa-indústria, 4. Organizações da sociedade civil e 5. Gestores de políticas.  Atuou como professora na educação primária, secundária e terciária.  Foi consultora da Associação de Educação de Ciências do Reino Unido, cientista da computação da Johnson & Johnson e IBM, e   de políticas da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Governo Brasileiro.

Palestrante convidada – WIE

Roseli de Deus Lopes Professora associada da Escola Politécnica da USP, é, desde 2014, Coordenadora dos Programas de PreIC, PIBIC e PIBITI vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Foi Vice-Diretora e Diretora da Estação Ciência – Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural, bem como Coordenadora Acadêmica do Programa A USP e as Profissões, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. É Vice-Coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas, uma plataforma para projetos multidisciplinares. Foi responsável pela concepção e viabilização da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e é a sua Coordenadora Geral. Trata-se de um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na USP uma grande mostra de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de Educação Básica, com projeção internacional. Integra a Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e atuou como Secretária Regional da SBPC SP-I. É vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP desde abril de 2020.