Apps.Edu 2022 – Concurso de Software Educacional
Tópicos de Interesse
Lista de Classificados no Apps.Edu
Informações sobre próximas etapas
I – Escopo do concurso
- O Apps.Edu é um concurso de softwares educacionais (voltado para o público acadêmico e educação básica ), que oferecem soluções para problemas relacionados à aprendizagem, em espaços formais e não formais. O Apps.Edu tem como propósito prover um espaço de compartilhamento de soluções educacionais digitais que possam impactar positivamente na aprendizagem bem como estimular o pensamento empreendedor e a geração de inovação disruptiva.
- Restringe-se a este concurso submissões relativas a software e que afetem positivamente e diretamente a aprendizagem. Exemplos de soluções que não serão aceitas: soluções geradas a partir de ferramentas automáticas, slides, e-books, vídeos ou similares.
II – Objetivos do concurso
- Prover um cenário de integração multidisciplinar, com diferentes atores, para o compartilhamento de soluções digitais para problemas no campo da Educação;
- Promover o compartilhamento de diagnósticos sobre problemas reais que afetam a educação do país;
- Engajar pesquisadores, educadores e estudantes no desenvolvimento de soluções digitais para problemas detectados em âmbito educacional.
- Estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a evolução da educação.
- Estimular a criação de parcerias para o desenvolvimento de soluções inovadoras, aproximando atores do cenário público e privado.
III – Categorias do concurso
Os softwares educacionais enviados podem se enquadrar nas seguintes categorias:
- Protótipo: considera-se protótipo software educacional em fase de concepção e desenvolvimento, tendo ou não passado por algum estudo experimental no momento da submissão. Também pertencem a essa categoria aquelas soluções desenvolvidas e que ainda não foram utilizadas de maneira sistemática e contínua em contextos educacionais, e aquelas soluções acadêmicas que não foram comercializadas. O design do protótipo deve estar mais próximo da versão final o quanto possível de modo a possibilitar a interação com o usuário e permita ser avaliado.
- Produto: Considera-se produto, software educacional que já tenha validação de campo e/ou esteja sendo utilizado pela comunidade de maneira sistemática e contínua. Por se tratar de um concurso de estímulo ao desenvolvimento de novos negócios, para esta categoria serão aceitos apenas produtos que estejam no mercado há, no máximo, 2 anos.
IV- Público-Alvo
Somente pessoas vinculadas a comunidades da educação básica, acadêmicas e/ou de pesquisa como, por exemplo: professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores e estudantes de Ensino Fundamental, Médio e/ou Técnico, graduação e pós-graduação de qualquer área de conhecimento.
V – Instruções para Inscrição no Concurso
Devem ser realizadas, exclusivamente, pelo sistema JEMS. As submissões devem ser efetuadas até a data limite para submissão de trabalhos, seguindo o cronograma disponível no item VI. A inscrição será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informado(s) autor(es), título, instituição acadêmica e/ou de pesquisa, resumo do trabalho (white paper), e submetidos 3 arquivos obrigatórios, relacionados a seguir:
A) Apresentação do software
Deve ser enviado um arquivo de apresentação do software, em formato white paper que fará parte do catálogo de software do Apps.Edu a ser anexado ao Anais do CBIE2022. O texto deve ser enviado em PDF, o modelo é de llivre escolha dos autores, seguindo a identidade visual do software apresentado. O texto de apresentação deve conter no mínimo de 2 (duas) e um máximo de 4 (quatro) páginas.
Recomenda-se que o texto contenha os seguintes tópicos: (i) Problema pedagógico que o software soluciona; (ii) Contexto educacional a que o software se destina (Ex: público alvo com idade e nível de escolaridade, área de conhecimento, disciplinas a que se destina, conteúdo conceitual, procedimental e/ou social abordado, etc); (iii) Abordagem pedagógica que o software se baseia (construtivista, humanista, etc); (v)Inovação que o software apresenta (vi) Apresentação do software(captura de telas; tipo de licença); (vi) Impacto no processo educacional que o software alcançou ou deseja alcançar (vi) Considerações finais: conclusões e outras informações que os autores acham pertinente colocar.
B) Link para vídeo demonstrativo do software
Deve ser enviado um arquivo texto contendo o link do vídeo demonstrativo do protótipo no youtube. O vídeo deverá apresentar o software em 3 minutos. Os vídeos serão divulgados durante o evento e em páginas na Internet e redes sociais ligadas ao Concurso Apps.edu – CBIE 2022.
C) Instruções de Acesso ao software
Deve ser submetido um arquivo contendo instruções para instalação do software. O arquivo deverá conter detalhes do processo e requisitos de instalação do software. Caso o software esteja disponível para acesso na Internet será necessário somente a submissão de um arquivo “roteiro_de_acesso.txt”, que deverá conter a URL de acesso ao sistema e maiores informações de acesso, tais como, login e senha, caso necessários. O arquivo será usado para avaliação do software na primeira etapa e caso as instruções não permitam acesso ao software, o trabalho será desclassificado.
**Observações importantes para a submissão e classificação:
- Os softwares que participaram de edições anteriores do APPS.edu não poderão participar desta edição.
- Se necessário a comissão organizadora solicitará comprovação de que o produto desenvolvido está vinculado a instituições acadêmicas ou educação básica.
V – Etapas do Concurso
O concurso consiste em 3 etapas, a primeira classificatória, a segunda será a mostra e avaliação dos softwares e a terceira será banca final.
Etapa 1 – Classificatória
Após a submissão dos trabalhos, a comissão organizadora avaliará os seguintes critérios:
- Aderência ao escopo do concurso conforme descrito no item I
- Aderência dos autores ao público-alvo conforme descrito no item IV
- Texto de apresentação do software enviada conforme orientações do item V(a)
- Apresentação do vídeo enviado conforme orientações conforme orientações do item V(b)
- Acesso ao software através das instruções conforme orientações do item V(c)
Caso o trabalho não atenda um ou mais critérios elencados acima, será desclassificado e não poderá ser apresentado no Evento.
Etapa 2 – Mostra de Softwares (Feira de aplicativos)
- Data: 16 de novembro, quarta-feira.
- Horário: Os autores inscritos deverão permanecer no local das 10:00 até 17:30 respeitando os intervalos disponíveis na programação do Evento: https://ceie.sbc.org.br/evento/cbie2022/programacao/
- Local: SALTU – Espaço Tapauá.
- Infra-estrutura: Cada trabalho terá disponível:
- Suporte para fixar um pôster físico. O poster é de responsabilidade do autor. Não é um item obrigatório, mas ajuda na divulgação do trabalho.
- Mesa para Computadores: espaço individual para apoio dos computadores com tomadas suficientes para atender um computador por trabalho. É obrigatório mostrar o produto ou protótipo para os avaliadores. Cada equipe é responsável por providenciar o (os) dispositivos para que os softwares sejam apresentados durante o evento.
- Avaliação: Cada trabalho será julgado por avaliadores que poderão passar a qualquer momento durante o intervalo mencionado acima. Caso o avaliador passe e não tenha ninguém para apresentá-lo, o trabalho ficará sem a nota. Sendo assim, é importante ter um ou mais autores durante todo o intervalo citado acima. É importante também a pontualidade. Caso precisem se ausentar em algum período por motivos de força maior, favor avisar a coordenação do evento. Durante a exposição sugere-se que as equipes destaquem as seguintes características de seu trabalho: (i) Contexto para o qual o trabalho se destina; (ii) Público alvo; (iii) Resultados esperados ou alcançados, e quando for o caso, descrever o seu potencial de comercialização (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes na concorrência, entre outras), contexto pedagógico e potencial de aplicação na educação;
- Observação: Tão importante quanto a avaliação é também a divulgação dos trabalhos para o público do evento. Aproveitem o espaço para interagir, divulgar e vislumbrar oportunidades!
Preparação para Etapa 3 do concurso – Treinamento Pitch
Será oferecido um treinamento sobre como elaborar um plano de negócio do seu produto ou protótipo e produzir uma apresentação Pitch. A apresentação gerada no treinamento será usada pelos finalistas na banca final.
- Data: 17 de novembro, quinta feira
- Horário: 8:30 às 12:00
- Local: SALTU – Sala Lábrea
Etapa 3 do concurso – Banca Final (Apresentação Pitch)
Será realizada uma banca somente com os finalistas que deverão realizar uma apresentação Pitch de 5 minutos.
- Data: 17 de novembro, quinta feira
- Horário: 14:00 as 16:00
- Local: SALTU – Sala Lábrea
VI – Datas importantes
Data limite para submissão de trabalhos | 17/07/2022 |
Notificação de aceitação de trabalhos | 16/08/2022 |
Data limite para envio das versões finais dos trabalhos (*) | 23/08/2022 |
Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho | 20/09/2022 |
Envio do comprovante de pagamento de inscrição e termo de autorização de publicação via JEMS | 20/09/2022 |
Lista de Classificados no Apps.Edu:
- Rede Semântica de Mapas Conceituais Vidya Network
- Alfalibras: Um Software Educativo para a Alfabetização Bilíngue de Crianças Surdas
- Muiraquitã Braille: Uma Proposta de Aplicativo para Aprendizagem e Tradução do Sistema Braille
- Ágora: aplicativo desenvolvido por estudantes da educação pública para auxiliar no desenvolvimento da competência de argumentar
- Curador Virtual: um aplicativo para auxiliar na leitura de imagens
- Simulação 3D – Antártica: testemunha do tempo
- Sigedu- Sistema de Informações e Gerenciamento Educacional
- Blockly-DS: Programação em Blocos para o ensino de Ciência de Dados
- Jogo digital educacional Pensar e Lavar
- Beto, o simulador de memória cache
- Projeto Saturno: jogo sério para a motivação e aprendizagem sobre História do Brasil
- Quizle: jogo mobile e plataforma web para criação de quizzes e visualização de relatórios
Coordenação
Fernanda Gabriela Pires (UEA) – Lattes (fpires@uea.edu.br)
Juliana Cristina Braga (UFABC) – Lattes (juliana.braga@ufabc.edu.br)