affiliates free bootstrap template

Programação Cultural


E-Bienal de Livros

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é um evento de reconhecida importância no universo do livro, da leitura e da literatura, com atividades relacionadas à fruição do conhecimento, das artes e da cultura, proporcionando estímulo ao mercado editorial e à difusão da produção literária, e ainda, incentivando a formação de novos leitores.

Maior evento literário do Nordeste e o terceiro maior do Brasil, a Bienal do Livro de Pernambuco é uma iniciativa consolidada pelo sucesso de público obtido ao longo dos anos. Está oficialmente integrada ao Calendário de Eventos do Estado através da lei No 14.536, sancionada pelo Governador Eduardo Campos, e publicada no Diário Oficial no dia 13 de dezembro de 2011.

Sua realização oferece uma oportunidade ímpar de convergência entre educadores, escritores, editores, quadrinistas, profissionais diversos do mercado editorial, estudantes e o público em geral. A abrangência nacional e internacional da programação cultural conta com a participação das principais editoras e livreiros do país e da região, agregando e divulgando novos autores, proporcionando intercâmbio cultural no meio literário e artístico. O evento fomenta a atividade econômica do segmento e reforça o processo de inclusão digital através de sua plataforma online - E.Bienal - ampliando o alcance dos participantes e do potencial público leitor.

A XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco está marcada para o período de 1o a 12 de outubro de 2021 em sua forma presencial, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco. No ambiente virtual - www.e-bienal.com - serão realizadas três iniciativas preparatórias nos meses de maio, julho e setembro, antecedendo a edição híbrida - presencial e virtual - em outubro. Desta forma, o evento presencial tradicional ganha a amplitude da participação digital de convidados e do público de outros estados e países, configurando o ápice dos encontros preparatórios, a distância, que o antecedem.

Como de costume, esta edição traz dois homenageados. Desta vez, as homenagens escolhidas são o educador Paulo Freire (in memoriam) no ano do centenário de seu nascimento, e a poetisa Cida Pedrosa, vencedora do prêmio Jabuti de Livro do Ano 2020.

Em sua linha curatorial, a iniciativa traz o mote: “2021- o ano em que a história começa", uma análise e discussão sobre novos marcos do século XXI. O começo de um século não pode ser contado a partir da virada de um ano

E-bienal


Em mais de duas décadas de realizações, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco sempre buscou inovar a cada edição. Diante dos desafios enfrentados com a pandemia de Covid-19 no Brasil, a BienalPE traz novos elementos e ambiências para proporcionar um novo tipo de experiência no universo das letras, do conhecimento e das artes para o grande público, a e-Bienal.

A e-Bienal é um eixo digital permanente da Bienal PE que disponibiliza um conjunto de interações e atividades virtuais entre autores, leitores e a população em geral. Compreende a estruturação de um calendário de eventos virtuais, com conteúdos diversos no segmento literário e educacional, lançamentos de livros, debates, ações promocionais, masterclass, além da venda de produtos e serviços em condições especiais

Através da e-bienal, o público irá encontrar milhares de livros de editoras parcerias com os melhores preços e um calendário repleto de eventos virtuais.

Inicialmente, o calendário da e-Bienal segue a lógica de realizar ações virtuais preparatórias para a edição presencial da BienalPE, em outubro de 2021, e de ofertar atividades diferenciadas e de qualidade para o público participante durante o ano.

Entre os principais eventos já realizados na e-bienal, destacam-se a II Semana do Livro de Pernambuco, uma homenagem ao centenário de Clarice Lispector, a Conexão ViaOmar, entrevistas on-line com personalidades do setor editorial nacional e internacional em parceria com a Livronews (PE), o Sempre Um Papo (MG) e a The Book Company (Portugal), e a Bienal Conecta, proposta que reúne o autor e sua obra mais recente, promovendo e valorizando os novos conteúdos do meio cultural.

Entre os principais nomes que já passaram pela programação da e-Bienal destacam-se o escritor Ignácio de Loyola Brandão, o escritor e historiador estadunidense Benjamin Moser, o agente literário e consultor editorial português Tito Couto, o ator Antônio Fagundes e o escritor cubano Leonardo Padura, algumas das presenças de destaque, entre tantos outros nomes relevantes do mercado editorial nacional e internacional.

As atividades da e-bienal são gratuitas e os participantes acompanham tudo pelo site oficial, redes sociais da iniciativa, plataforma oficial da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e no endereço www.e-bienal.com, onde, além da oferta de diversas interações e ações promocionais, contam com a venda de produtos e serviços.


Calendário Bienal Internacional do Livro de Pernambuco 2021:


  • Maio: 27 a 29 de maio (formato virtual / e-bienal)
  • Julho: 22 a 24 de julho (formato virtual / e-bienal)
  • Setembro: 2 a 4 de setembro (formato virtual / e-bienal)
  • Outubro: 01 a 12 de outubro (formato hibrido / e-bienal e presencial)

Home
Atividade
Programação

Mucambo Project

MUCAMBO PROJECT: INÍCIO

Para combinar com o tema do evento, trouxemos para a programação cultural a produção de música contemporânea brasileira com elementos de nosso folclore. A arte do Mucambo project servirá de inspiração enquanto nos preparamos para a chegada do CBIE’2021. Do conteúdo da página do projeto, citamos:

MUCAMBO é resistência: da morada quilombola, da casa de barro do homem do Sertão às palafitas do homem do mangue, é construção inacabada, contínua e mútua que rodeia a cidade grande; por isso escolhemos o mucambo como símbolo do nosso projeto. Buscamos apresentar, através dessa habitação singela, mas duradoura, uma fotografia da geração contemporânea de compositores pernambucanos, contribuindo com o desenvolvimento da comunidade musical e com o movimento cultural de Pernambuco, com originalidade e ineditismo, além de incentivar uma maior presença de mulheres no campo da composição erudita, já que o índice de compositoras ainda é muito pequeno, até mesmo no cenário internacional.

Segundo o coordenador geral do projeto, Victor Luiz, a proposta do MUCAMBO é apresentar uma fotografia da geração contemporânea de compositores pernambucanos e daqueles que aqui também firmaram morada, além de incentivar maior presença de mulheres no campo da composição erudita. “MUCAMBO é resistência: da morada quilombola, da casa de barro do homem do Sertão às palafitas do homem do mangue, é construção inacabada, contínua e mútua que rodeia a cidade grande; por isso escolhemos o ‘mucambo’ como símbolo do nosso projeto”, detalha Victor, um dos idealizadores do projeto, ao lado de Manassés Bispo.

Manassés, que assina a direção artística do projeto, acrescenta que o MUCAMBO desenvolve dois movimentos de expansão simultâneos: aproximar-se do público em geral, daí a diretriz dada aos compositores para que incluíssem elementos reconhecíveis de matiz regional, e internacionalizar-se (o site do projeto é bilíngue, português-inglês). “A partir do momento em que a gente refletiu sobre o MUCAMBO como um movimento permanente, a gente quer estimular o consumo da música de concerto pelas pessoas, de oferecer uma música que não seja ininteligível”, completa.

A primeira edição do MUCAMBO - que pretende ser um movimento permanente - contou com a participação de um quarteto de cordas formado pelos professores Paula Bujes e Susan Hagar (violinos), Savio Santoro (viola) e Pedro Huff (violoncelo), intitulada "Mucambo: música contemporânea para quarteto de cordas". Já disponível no youtube e em todas as plataformas de streaming.

Já a segunda edição ficará a cargo de um quarteto misto, composto por acordeon (Júlio César), fagote (Josias Bezerra), clarineta (Crisóstomo Santos) e percussão (Antonio Barreto), intitulada "Mucambo: música contemporânea para acordeon, fagote, clarineta e percussão". Ambas as edições incentivadas pelo FUNCULTURA-PE.

Recentemente, incentivado pela LAB-PE, o mucambo realizou uma série de workshops, minicursos e debates, com uma proposta intitulada "Mucambo: formação para a música do agora", com o foco em oferecer à comunidade musical pernambucana qualificações para a compreensão da música atual produzida dentro e fora do estado.

Mais informações podem ser encontradas no site do projeto - www.mucamboproject.com - e também nas redes sociais @mucamboproject