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Espaço de Criatividade

Apresentação e Objetivos

O espaço de criatividade tem por objetivo proporcionar um ambiente de reflexões sobre educação, tecnologia e comunidade, além de realizar atividades práticas em formato de oficinas considerando práticas de Aprendizagens Criativas híbridas, utilizando os fundamentos dos 4P´s, pensamento computacional, cultura maker, computação desplugada e robótica educacional como pilares. Essas atividades serão ministradas por especialistas das áreas, como mostra práticas de atividades realizadas em seus projetos associados à Informática na Educação nesse novo contexto do ensino remoto.

O Espaço visa apresentar e discutir práticas, estratégias, materiais e novas formas de inserir e explorar conteúdos com enfoque na Educação Básica, promovendo a disseminação de experiências exitosas e inovadoras oportunizando para o público-alvo a formação de habilidades e competências para estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para a evolução da educação com enfoque na educação transformadora.

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem se limitar a eles:

  • Experiências com aprendizagens criativas e cultura maker;
  • Experiências com 4P´s: projetos, paixão, pares e pensar brincando
  • Experiências com métodos e técnicas de ensino com enfoque na Educação Básica;
  • Experiências de introdução do pensamento computacional e programação nas escolas;
  • Experiências com computação desplugada;
  • Experiências com gamificação e/ou ludificação;
  • Ambientes e objetos de aprendizagem;
  • Experiências com robótica educacional;
  • Experiências com inclusão e acessibilidade;
  • Metodologias para avaliação de ferramentas e metodologias.
  • Experiência com Inteligência Artificial na Educação Básica

  1. Justificativa:

    A estrutura curricular brasileira na Educação Básica (BNCC) contempla atividades voltadas para o ensino de conteúdos de computação e compreende-se essa importância propondo o espaço de criatividade, que pretende buscar estratégias e realizar iniciativas para trazer experimentos com qualidade, criatividade e inovação a serem utilizados em sala de aula.

  2. Público-Alvo:
    • Comunidade científica, professores*, técnicos, acadêmicos/pesquisadores, estudantes e interessados.
    • Profissionais/empresas das áreas de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia na Educação.

Coordenação do Espaço de Criatividade

  • Tiago Thompsen Primo (UFPel) - Lattes
  • Katia Regina Pimentel Araújo (UFPA-PPCA) - Lattes
  • Fabiana Lorenzi (RBAC) - Lattes
  • André Peres (IFRS) - Lattes
  • Kelen Silveira Bernardi (Elimu) - Linkedin
  • Carolina Abdalla - Linkedin
  • Carmen Sforza - Linkedin