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Apps.edu

Apresentação e Objetivos

O Apps.edu tem como objetivo diagnosticar problemas reais que afetam a educação no Brasil e propor ideias e soluções tecnológicas para o progresso educacional e o empreendedorismo digital. Para tal, pesquisadores, professores, representantes governamentais, empreendedores e instituições não governamentais atuarão num ecossistema de integração que alie a ciência, inovação e empreendedorismo em prol de uma educação de qualidade. Desta forma tem como objetivos específicos:

  • Agregar diversas áreas do conhecimento e setores da sociedade civil (academia, escolas, governo e empresas) em torno do diagnóstico e proposição de soluções tecnológicas para problemas reais para da Educação no Brasil;
  • Identificar problemas e oportunidades de melhoria para o desenvolvimento da educação;
  • Cativar a sociedade na priorização dos problemas e oportunidades de melhoria detectados, visando orientar o desenvolvimento das soluções;
  • Engajar pesquisadores, educadores e empreendedores para a proposição e implementação de soluções para os problemas e oportunidades de melhoria;
  • Estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a evolução da educação.

O Apps.edu destina-se ao seguinte público-alvo:

  • Comunidade científica, professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de computação e áreas afins;
  • Profissionais/empresas das áreas de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia na Educação;
  • Representantes do governo envolvidos com o tema, nos níveis federal, estadual ou municipal.

Categorias

As categorias do Apps.edu são:

  • Protótipo: Considera-se protótipo qualquer software educacional em fase de desenvolvimento que ainda não esteja sendo comercializado no momento da submissão;
  • Produto: Considera-se produto qualquer software educacional que já esteja sendo ofertado comercialmente ou distribuído e utilizado gratuitamente. Por se tratar de um concurso de estímulo ao desenvolvimento de novos negócios, para esta categoria serão aceitos apenas produtos que estejam no mercado há, no máximo, 3 anos.

Em ambas as categorias (protótipo e produto) são esperados e poderão ser aceitos diferentes tipos de softwares educacionais. Exemplos de softwares educacionais que podem ser submetidos são: objetos de aprendizagem de diversos tipos, formatos e granularidades (vídeos, animações, simulações), além de plataformas educacionais, novas soluções para armazenamento e utilização de materiais didáticos, aplicativos móveis, sistemas tutores inteligentes, entre outros.

Orientações

Avaliação

Os critérios para a avaliação dos Protótipos e Produtos são divididos em obrigatórios e adicionais.

Critérios Obrigatórios

  • Clareza do artigo que descreve o protótipo ou produto (exclusivo para a avaliação dos protótipos);
  • Clareza do vídeo de demonstração (sugerimos adotar o gênero de elevator pitch);
  • Confiabilidade, usabilidade, facilidade de interação do protótipo ou produto disponível;
  • Criatividade, Inovação, Originalidade e Ineditismo da solução como ferramenta de apoio ao ensino;
  • Capacidade de o mesmo impactar positivamente a educação apoiada pelas tecnologias da informação.

Critérios Adicionais

  • Potencial de impacto na educação;
  • Facilidade para sua aplicação didática;
  • Potencial de inovação como produto comercial;
  • Potencial de impacto para o público-alvo e impacto real medido (nível de benefício que será oferecido para o público-alvo que o produto ou o protótipo pretende atender);

Os critérios obrigatórios precisam ser atendidos por todos os produtos e protótipos submetidos. Os demais critérios opcionais resultarão em pontuações extra para os produtos e protótipos submetidos. Recomenda-se aos participantes que o material a ser submetido busque atender ao maior número de critérios listados nesta seção, quando possível

Submissões


Submissões para a Categoria Protótipo

A submissão será realizada em três etapas, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos relacionados respectivamente aos seguintes itens: (a) artigo contendo a descrição do software (obrigatório) (b) vídeo demonstrativo (obrigatório) e (c) Acesso ao protótipo (obrigatório).

  • O item (a) refere-se ao arquivo a ser submetido contendo o artigo que descreve o software, em formato PDF e seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC (adaptado para a Mostra). Obtenha o modelo aqui. Os artigos devem possuir um mínimo de 4 (quatro) e um máximo de 8 (oito) páginas. É desejável que o artigo da categoria protótipo contenha as seguintes informações: (i) Justificativa pedagógica para o desenvolvimento do protótipo; (ii) Disciplinas ou Contexto para as quais o protótipo se destina; (iii) Público alvo do protótipo; (iv) Processo de desenvolvimento adotado; (v) Linguagem de programação utilizada; (vi) Apresentação do protótipo (captura de telas; tipo de licença); (vii) Potencial de aplicação do protótipo em sala de aula (virtual ou não); (viii) Resultados esperados e ou alcançados pela aplicação; (ix) Considerações Finais dos autores. Quando for o caso, os autores podem também descrever o potencial do protótipo para virar um produto comercializável (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes, etc.).
  • O item (b) refere-se à submissão de um arquivo texto contendo especificamente no corpo do texto o link de compartilhamento do vídeo demonstrativo do protótipo postado no Youtube. Os vídeos dos finalistas serão divulgados durante o evento e em páginas na Internet e redes sociais ligadas ao VI Concurso Apps.edu – CBIE 2021;
  • O item (c) refere-se à submissão de um arquivo compactado no formato ZIP, contendo o arquivo de instalação do protótipo e o arquivo “roteiro_de_instalacao.txt”. Este último deverá conter detalhes do processo passo a passo e requisitos de instalação do software. Vale ressaltar que esse item é obrigatório somente para os casos em que o protótipo necessita de instalação. Caso o protótipo esteja disponível na Internet será necessário somente a submissão de um arquivo “roteiro_de_acesso.txt”, que deverá conter no corpo do texto a URL/Link de acesso ao sistema e maiores informações de acesso, tais como, login e senha, caso necessários;

ATENÇÃO: Os protótipos apresentados e publicados em edições anteriores do APPS.edu não poderão participar desta edição. Os protótipos que participaram anteriormente e foram melhorados sendo agora produtos poderão participar normalmente na categoria produtos.

Submissões para a Categoria Produto

A submissão será realizada em três etapas, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos relacionados respectivamente aos seguintes itens: (a) White paper (b) Vídeo demonstrativo (obrigatório) e (c) Acesso ao produto (obrigatório).

  • O item (a) refere-se ao arquivo a ser submetido contendo um white paper que descreve o software, em formato PDF. Considerando que o white paper é normalmente um documento de venda e marketing utilizado para apresentar produtos para potenciais clientes, o formato deste artigo será livre devendo possuir no mínimo 1 (uma) e no máximo 8 (oito) páginas. Os white papers serão publicados nos anais do evento;
  • O item (b) refere-se à submissão de um arquivo texto contendo especificamente no corpo do texto o link de compartilhamento do vídeo demonstrativo do protótipo postado no Youtube. Os vídeos dos finalistas serão divulgados durante o evento e em páginas na Internet e redes sociais ligadas ao VI Concurso Apps.edu – CBIE 2021;
  • O item (c) refere-se à submissão de um arquivo compactado no formato ZIP, contendo o arquivo de instalação do protótipo e o arquivo “roteiro_de_instalacao.txt”. Este último deverá conter detalhes do processo passo a passo e requisitos de instalação do software. Vale ressaltar que esse item é obrigatório somente para os casos em que o protótipo necessita de instalação. Caso o protótipo esteja disponível na Internet será necessário somente a submissão de um arquivo “roteiro_de_acesso.txt”, que deverá conter no corpo do texto a URL/Link de acesso ao sistema e maiores informações de acesso, tais como, login e senha, caso necessários;

ATENÇÃO: Os produtos apresentados e publicados em edições anteriores do APPS.edu não poderão participar desta edição.

Apresentações

As apresentações e avaliações do Apps.edu ocorrerão em duas etapas distintas. Na primeira etapa todos os participantes apresentarão seus protótipos ou produtos para o público do evento e para os diferentes avaliadores em uma mostra virtual em formato de feira de software. Após esta etapa serão selecionados os que serão apresentados para uma banca de jurados na etapa final do concurso, quando serão eleitos os premiados. A seguir, mais detalhes sobre as etapas do Concurso.

Etapa 1 – Submissão de Trabalhos

As submissões de Protótipos e Produtos para o VI Concurso Apps.edu – CBIE 2021 devem ser realizadas, exclusivamente, pelo sistema JEMS. As submissões devem ser feitas até a data definida na seção data importantes para submissão de trabalhos, seguindo o cronograma.

Etapa 2 – Mostra geral de produtos e protótipos

Os protótipos e produtos aceitos para participação no Apps.edu serão disponibilizados em um espaço virtual (a ser definido) para visitação durante o primeiro e segundo dia do evento (24 e 25/11/2021). Neste ambiente, os participantes do CBIE 2021 bem como dos avaliadores do Apps.edu poderão assistir os respectivos vídeos produzidos pelas equipes.

  • O vídeo deverá ter um tempo máximo de 5 minutos e cada equipe deverá apresentar o funcionamento do produto ou protótipo. Durante a apresentação sugere-se que as equipes destaquem as seguintes características de seu trabalho: (i) Contexto para o qual o trabalho se destina; (ii) Público alvo; (iii) Resultados esperados ou alcançados, e quando for o caso, descrever o seu potencial de comercialização (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes na concorrência, entre outras), contexto pedagógico e potencial de aplicação na educação;
  • Cada equipe receberá uma nota de 0 a 10 (zero a dez) referente à apresentação realizada e de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos. Os trabalhos que receberem as melhores notas por categoria serão classificados para uma etapa final, que será realizada no quarto dia do evento conforme descrito na seção ‘Datas importantes’, em horário a ser divulgado na página do evento na Internet;
  • Após esse período, os avaliadores selecionarão 5 trabalhos de cada categoria (5 protótipos e 5 produtos) para a segunda etapa;

Etapa 3 – Apresentação dos finalistas para banca de jurados

Os autores dos protótipos e produtos selecionados para a etapa final deverão apresentar os mesmos para uma banca de jurados durante o evento, a partir de ambiente virtual (a ser definido) por meio de videoconferência. Cada equipe fará uma breve apresentação (elevator pitch), com duração de 5 minutos, sobre a solução a ser desenvolvida para uma banca de jurados a serem convidados pela organização do concurso. A banca avaliadora poderá realizar uma discussão com os autores sobre a solução apresentada.

  • Sugere-se que as apresentações contemplem as seguintes características do protótipo ou produto: (i) Contexto para o qual o trabalho se destina; (ii) Público alvo; (iii) Resultados esperados ou alcançados, e quando for o caso, descrever o seu potencial de comercialização (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes na concorrência, etc), contexto pedagógico e potencial de aplicação na educação.
  • Nesta etapa, as propostas serão avaliadas pelos jurados pelo desempenho da apresentação das equipes, considerando que os critérios de negócio e técnicos já foram avaliados na etapa de classificação.
  • Os jurados emitirão uma nota de 0 a 10 (zero a dez) que refletirá o desempenho da apresentação da equipe.

Publicação

IMPORTANTE: Os autores devem fazer o upload do comprovante de pagamento de inscrição, via JEMS, conforme descrito na seção data importantes. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante solicitado.

Termo de Autorização de Publicação

Os autores dos artigos publicados na SBC OpenLib retém os direitos autorais de suas obras e autorizam a SBC a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC. Efetuar o download do Termo de Autorização

Programação Apps.edu

A definir