Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa (Volume 1)
Esse livro tem o objetivo de apresentar aspectos básicos relacionados à concepção da pesquisa científica em Informática na Educação, tais como filosofia e história da metodologia de pesquisa, Elaboração da Pesquisa, Escrita da Pesquisa e Apresentação da Pesquisa.
Editores desse volume: Patricia Jaques, Mariano Pimentel, Sean Siqueira e Ig Bitencourt
ISBN: 978-85-7669-493-9
Parte I: Introdução à pesquisa científica
1
Introdução à metodologia de pesquisa científica em informática na educação
Autores: Patricia A. Jaques (UFPR; UFPEL), Mariano Pimentel (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Ig Ibert Bittencourt (UFAL)
Este capítulo visa apresentar uma introdução à Pesquisa Científica em Informática na Educação, como resultado de um processo histórico-social que é também tecnológico, acadêmico e político.
Introdução à pesquisa científica em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>
2
A metamorfose do processo de investigação científica
Autor: Marcos Elia (UFRJ)
Este capítulo apresenta uma reflexão histórico-evolutiva dos paradigmas da
ciência com o objetivo de estabelecer um organizador prévio de apoio ao planejamento
e desenvolvimento de um trabalho científico em Informática na Educação.
ELIA, Marcos. A metamorfose do processo de investigação científica. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>
3
Estrutura do método científico: Por uma epistemologia da Informática na Educação
Autores: Alex Sandro Gomes (UFPE), Claudia Roberta Araújo Gomes (UFRPE)
Este capítulo tem o objetivo versar sobre a natureza do método científico, o rigor na pesquisa científica, suas utilidade e relevância e ética na pesquisa. Para ilustrar a apresentação desse método e de seus construtos, adotamos o paradigma quantitativo, experimental e positivista. No entanto, ao longo do capítulo apontamos pontualmente alguns outros paradigmas.
GOMES, Alex Sandro; GOMES, Claudia Roberta Araújo. Estrutura do Método científico: Por uma epistemologia da Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>
4
Classificação dos Tipos de Pesquisa em Informática na Educação
Autores: Alex Sandro Gomes (UFPE), Claudia Roberta Araújo Gomes (UFRPE)
O presente capítulo visa apresentar possíveis classificações de pesquisa científica. Discutimos suas características e a importância para o pesquisador conhecer as nuances que as diferenciam.
GOMES, Alex Sandro; GOMES, Claudia Roberta Araújo. Classificação dos Tipos de Pesquisa em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>
5
Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação
Autores: Mariano Pimentel (UNIRIO), Denise Filippo (UERJ),
Flávia Maria Santoro (UNIRIO)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar a abordagem epistemológica-metodológica Design Science Research(DSR) no contexto de pesquisas em Informática na Educação.
PIMENTEL, Mariano; FILIPPO, Denise; SANTORO, Flávia Maria. Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.
Parte II: Elaboração da pesquisa
6
Elaboração da Pesquisa Científica em Informática na Educação
Autores: Patricia A. Jaques (UFPR; UFPEL), Mariano Pimentel (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO)
Este capítulo oferece um guia prático das etapas da pesquisa científica em Informática na Educação, cobrindo desde a definição do tema até a descrição dos resultados, e analisando como essas etapas se adaptam aos tipos de pesquisa exploratória, explicativa e descritiva.
Elaboração da Pesquisa Científica em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.
7
Submissão de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética: da Plataforma Brasil ao Parecer Consubstanciado
Autora: Cátia de Azevedo Fronza (UNISINOS)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar considerações sobre o processo que envolve o envio de seu projeto de pesquisa, que inicia pelo cadastro na Plataforma Brasil e segue com a avaliação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
FRONZA, Cátia de Azevedo. Submissão de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética: da Plataforma Brasil ao Parecer Consubstanciado. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.
Parte III: Relato e divulgação da pesquisa
8
Escrita Científica Dirigida Por Parágrafos: Noções Básicas para uma Escrita Clara e Concisa
Autores: Rafael de Amorim Silva (UFAL), Duan P. C. Santos (UFAL), Nizam Omar (MACKENZIE), Rosana T. V. Braga (USP)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar as noções básicas para escrita de textos científicos utilizando adequadamente a estrutura de parágrafos. Este uso permite que tais textos sejam mais claros, lógicos e coesos.
SILVA, Rafael de Amorim; SANTOS, Duan P. C.; OMAR, Nizam; BRAGA, Rosana T. V. Escrita Científica Dirigida Por Parágrafos: Noções Básicas para uma Escrita Clara e Concisa. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.
9
Escrita de uma Dissertação/Tese em Informática na Educação
Autor: Eliseo Reategui (UFRGS)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar diretrizes para a organização e escrita de sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado.
REATEGUI, Eliseo. Escrita de uma Dissertação/Tese em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.
10
Escrita de um artigo científico em Informática na Educação
Autores: Fabiana Maris Versuti (USP), Julia Zanetti Rocca (UFMT), Mariano Pimentel (UNIRIO), Patricia A. Jaques (UFPR, UFPEL)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar diretrizes para a organização e escrita de um artigo científico na área de Informática na Educação.
Escrita de um artigo científico em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.
11
Apresentação oral de um trabalho científico em Informática na Educação
Autor: Eliseo Reategui (UFRGS)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar a estrutura e as informações esperadas em um artigo científico na área de Informática na Educação.
REATEGUI, Eliseo. Apresentação oral de um trabalho científico em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.