Livro 1

Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: 
Concepção de Pesquisa (Volume 1)

Esse livro tem o objetivo de apresentar aspectos básicos relacionados à concepção da pesquisa científica em Informática na Educação, tais como filosofia e história da metodologia de pesquisa, Elaboração da Pesquisa, Escrita da Pesquisa e Apresentação da Pesquisa.

Editores desse volume: Patricia Jaques, Mariano Pimentel, Sean Siqueira e Ig Bitencourt

ISBN: 978-85-7669-493-9

Parte I: Introdução à pesquisa científica

1

Introdução à metodologia de pesquisa científica em informática na educação

Autores: Patricia A. Jaques (UFPR; UFPEL), Mariano Pimentel (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Ig Ibert Bittencourt (UFAL)

Este capítulo visa apresentar uma introdução à Pesquisa Científica em Informática na Educação, como resultado de  um processo histórico-social que é também tecnológico, acadêmico e político. 

Introdução à pesquisa científica em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>

2

A metamorfose do processo de investigação científica

Autor: Marcos Elia (UFRJ)

Este capítulo apresenta uma reflexão histórico-evolutiva dos paradigmas da
ciência com o objetivo de estabelecer um organizador prévio de apoio ao planejamento
e desenvolvimento de um trabalho científico em Informática na Educação.

ELIA, Marcos. A metamorfose do processo de investigação científica. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>

3

Estrutura do método científico: Por uma epistemologia da Informática na Educação

Autores: Alex Sandro Gomes (UFPE), Claudia Roberta Araújo Gomes (UFRPE)

Este capítulo tem o objetivo versar sobre a natureza do método científico, o rigor na pesquisa científica, suas utilidade e relevância e ética na pesquisa. Para ilustrar a apresentação desse método e de seus construtos, adotamos o paradigma quantitativo, experimental e positivista. No entanto, ao longo do capítulo apontamos pontualmente alguns outros paradigmas.

GOMES, Alex Sandro; GOMES, Claudia Roberta Araújo. Estrutura do Método científico: Por uma epistemologia da Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>

4

Classificação dos Tipos de Pesquisa em Informática na Educação

Autores: Alex Sandro Gomes (UFPE), Claudia Roberta Araújo Gomes (UFRPE)

O presente capítulo visa apresentar possíveis classificações de pesquisa científica. Discutimos suas características e a importância para o pesquisador conhecer as nuances que as diferenciam.

GOMES, Alex Sandro; GOMES, Claudia Roberta Araújo. Classificação dos Tipos de Pesquisa em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>

5

Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação

Autores: Mariano Pimentel (UNIRIO), Denise Filippo (UERJ),
Flávia Maria Santoro (UNIRIO)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar a abordagem epistemológica-metodológica Design Science Research(DSR) no contexto de pesquisas em Informática na Educação.

PIMENTEL, Mariano; FILIPPO, Denise; SANTORO, Flávia Maria. Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.

Parte II: Elaboração da pesquisa

6

Elaboração da Pesquisa Científica em Informática na Educação

Autores: Patricia A. Jaques (UFPR; UFPEL), Mariano Pimentel (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO)

Este capítulo oferece um guia prático das etapas da pesquisa científica em Informática na Educação, cobrindo desde a definição do tema até a descrição dos resultados, e analisando como essas etapas se adaptam aos tipos de pesquisa exploratória, explicativa e descritiva.

Elaboração da Pesquisa Científica em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.

7

Submissão de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética: da Plataforma Brasil ao Parecer Consubstanciado

Autora: Cátia de Azevedo Fronza (UNISINOS)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar considerações sobre o processo que envolve o envio de seu projeto de pesquisa, que inicia pelo cadastro na Plataforma Brasil e segue com a avaliação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

FRONZA, Cátia de Azevedo. Submissão de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética: da Plataforma Brasil ao Parecer Consubstanciado. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.

Parte III: Relato e divulgação da pesquisa

8

Escrita Científica Dirigida Por Parágrafos: Noções Básicas para uma Escrita Clara e Concisa

Autores:  Rafael de Amorim Silva (UFAL), Duan P. C. Santos (UFAL), Nizam Omar (MACKENZIE), Rosana T. V. Braga (USP)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar as noções básicas para escrita de textos científicos utilizando adequadamente a estrutura de parágrafos. Este uso permite que tais textos sejam mais claros, lógicos e coesos.

SILVA, Rafael de Amorim; SANTOS, Duan P. C.; OMAR, Nizam; BRAGA, Rosana T. V. Escrita Científica Dirigida Por Parágrafos: Noções Básicas para uma Escrita Clara e Concisa. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.

9

Escrita de uma Dissertação/Tese em Informática na Educação

Autor:  Eliseo Reategui (UFRGS)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar diretrizes para a organização e escrita de sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

REATEGUI, Eliseo. Escrita de uma Dissertação/Tese em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.

10

Escrita de um artigo científico em Informática na Educação

Autores: Fabiana Maris Versuti (USP), Julia Zanetti Rocca (UFMT), Mariano Pimentel (UNIRIO), Patricia A. Jaques (UFPR, UFPEL)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar diretrizes para a organização e escrita de um artigo científico na área de Informática na Educação.

Escrita de um artigo científico em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.

11

Apresentação oral de um trabalho científico em Informática na Educação

Autor:  Eliseo Reategui (UFRGS)

Este capítulo tem o objetivo de apresentar a estrutura e as informações esperadas em um artigo científico na área de Informática na Educação.

REATEGUI, Eliseo. Apresentação oral de um trabalho científico em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.  (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-1/>.