Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Qualitativa (Volume 3)
Este livro tem o objetivo de apresentar, no contexto de Informática na Educação, a abordagem de pesquisa qualitativa: princípios, métodos de pesquisa, técnicas para a produção de dados qualitativos e técnicas para a interpretação desses dados.
Organizadores deste livro (v.3): Mariano Pimentel; Edméa Oliveira dos Santos
Parte I: Métodos de Pesquisa Qualitativa
1
Estudo de Caso como método de pesquisa em Informática na Educação
Autores: Jose Aires De Castro Filho (UFC), Raquel Santiago Freire (UFC), Dennys Leite Maia (UFRN)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar argumentos teóricos e metodológicos do Estudo de Caso, como método de pesquisa em Informática na Educação.
CASTRO FILHO, Jose Aires; FREIRE, Raquel Santiago; MAIA, Dennys Leite. Estudo de Caso como método de pesquisa em Informática na Educação. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>
2
Pesquisa-ação: possibilidades para a Informática Educativa
Denise Filippo (UERJ), Gianna Roque (PUC-Rio), Stella Pedrosa (UNESA)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar a pesquisa-ação como uma possibilidade para a investigação científica na área da informática educativa.
FILIPPO, Denise; ROQUE, Gianna, PEDROSA, Stella. Pesquisa-ação: possibilidades para a Informática Educativa. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>
3
Materialismo Histórico Dialético em pesquisas de Informática na Educação
Renata Luiza da Costa (IFG), Maria Aparecida R. de Souza (IFG), Alcides Hermes Thereza Júnior (UEG)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar o método materialista histórico-dialético, suas principais categorias teóricas e exemplos de pesquisas com foco na área da Informática na Educação
COSTA, Renata Luiza; SOUZA, Maria Aparecida R., THEREZA JÚNIOR, Alcides Hermes. Materialismo Histórico Dialético em pesquisas de Informática na Educação. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>
Parte II: Técnicas de Produção de Dados Qualitativos
4
A entrevista como instrumento de pesquisa científica em Informática na Educação: planejamento, execução e análise
Carla Leitão (PUC-Rio)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar as características que definem a entrevista como um instrumento metodológico de investigação cientifica, bem como suas etapas de planejamento, execução e análise.
LEITÃO, Carla. A entrevista como instrumento de pesquisa científica em Informática na Educação: planejamento, execução e análise. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>
5
Grupo Focal em Informática na Educação: diálogo, conflito, consenso?
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira (UERJ), Patricia Ribeiro Vasconcellos (Colégio Pedro II)
Este capítulo tem o objetivo de explicar o que é a técnica de coleta de dados “Grupo Focal” e como utilizá-la.
OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de Oliveira; VASCONCELLOS, Patricia Ribeiro. Grupo Focal em Informática na Educação: diálogo, conflito, consenso? In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>
6
As oficinas como lócus de encontro com o outro: uma abordagem histórico-cultural
Helenice Mirabelli Cassino Ferreira (UERJ), Dilton Ribeiro Couto Junior (UERJ), Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald (UERJ)
Este capítulo tem como objetivo apresentar a Oficina como procedimento para a produção de dados na pesquisa qualitativa, trazendo o conceito a partir da abordagem histórico-cultural.
FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro, OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos. As oficinas como lócus de encontro com o outro: uma abordagem histórico-cultural. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>
Parte III: Técnicas de Análise/Interpretação de Dados Qualitativos
Análise dialógica do discurso em pesquisas na área da informática na educação
Elmara Pereira de Souza (SEC-BA), Claudia Pinto Pereira (UEFS), Rosângela Silveira Garcia (UFRGS)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar a análise dialógica do discurso como possibilidade de análise de dados nas pesquisas em informática na educação.
SOUZA, Elmara Pereira de Souza; PEREIRA, Claudia Pinto Pereira, GARCIA, Rosângela Silveira. Análise dialógica do discurso em pesquisas na área da informática na educação. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>
Análise hermenêutica: compreendendo a intepretação…
Leonardo Rangel dos Reis (IFBA), Jocelma Almeida Rios (IFBA), Adriana Vieira dos Santos (IFBA)
Este capítulo tem por objetivo apresentar os significados e nuances da análise hermenêutica, fundamentada na noção de “interpretação radical”, e ancorada no que vem se configurando como lógica do acontecimento.
REIS, Leonardo Rangel; RIOS, Jocelma Almeida, SANTOS, Adriana Vieira. Análise hermenêutica: compreendendo a interpretação…. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>
9
Análise de Conteúdo: como podemos analisar dados no campo da educação e tecnologias
Deise Juliana Francisco (UFAL), Edjane Mikaelly Silva de Azevêdo (UFERSA), Adilson Rocha Ferreira (UFAL), Alexandre Rodrigues Caitano (UFERSA
Este capítulo tem o objetivo de apresentar a análise de conteúdo e sua aplicação em pesquisas qualitativas como métodos para análise de dados.
FRANCISCO, Deise Juliana; AZEVÊDO, Edjane Mikaelly Silva; FERREIRA, Adilson Rocha Ferreira; CAITANO, Alexandre Rodrigues Caitano. Análise de Conteúdo: como podemos analisar dados no campo da educação e tecnologias. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>
Parte IV: Princípios da pequisa qualitativa
10
Ética e pesquisa em Cibercultura: reflexões sobre o tema
Rachel Capucho Colacique (UNIRIO), Joelma Fabiane Ferreira Almeida (IFPA)
Este capítulo tem o objetivo de apresentar algumas reflexões acerca da problemática da ética em pesquisa, no contexto dos dados que circulam na internet, sobretudo aqueles produzidos no âmbito das redes sociais.
COLACIQUE, Rachel Capuso; ALMEIDA, Joelma Fabiane Ferreria. Ética e pesquisa em Cibercultura: reflexões sobre o tema. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-3/>