Chamada de propostas para Equipe Editorial da RBIE, triênio 2022-2024

  • por

Caros colegas,

A Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) agradece o excelente trabalho da atual gestão da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) – https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie, e abre a chamada de propostas para Equipe Editorial da RBIE para gestão da revista para o triênio (2022-2024).

A Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), criada em 1997, é um veículo científico sob a gestão da CEIE. Ao longo de mais de 20 anos, a RBIE tem se consolidado como um veículo científico de alta relevância publicando trabalhos com impacto científico e social para a área de Informática na Educação. Nos últimos anos, a RBIE vem utilizando estratégias para melhoria contínua voltadas ao processo de edição e regularidade, visibilidade, impacto social, indexação e internacionalização.

Prazo para envio da proposta: 16 de novembro de 2021

As propostas devem ser construídas a partir de um documento estruturado pelos itens a seguir, de forma objetiva:

  1. Apresentação da Equipe e dos Revisores
  2. Apresentação da Proposta

Devem estar em consonância com o Regimento Interno da CEIE (https://ceie.sbc.org.br/wp-content/uploads/2020/12/RegimentoCEIE2020.pdf).

Sobre a Proposta: a seguir também são detalhados os quesitos utilizados para análise da proposta.

  1. Apresentação da Equipe e dos Revisores

Este item é composto pela apresentação dos proponentes, editores associados e lista de potenciais revisores.

1.1. Proponentes:

Os proponentes serão os Editores Chefes da RBIE e devem se responsabilizar pelo bom andamento das atividades de gestão da revista, disseminação e inovação dos processos de publicação. Recomenda-se que a revista tenha pelo dois Editores Chefe devido ao grande fluxo de trabalho demandado. Deve ser informado nome e afiliação dos Proponentes (candidatos a Editores Chefe), link do CV lattes dos proponentes e um CV resumido destacando as atividades que demonstrem sua inserção na área de Informática na Educação.

São quesitos considerados na avaliação deste item: produção científica na área (por exemplo, publicações no CBIE, RBIE, e eventos internacionais correlatos, entre outros), inserção na comunidade (por exemplo, participar ou organizar eventos da comunidade, fazer parte do comitê de programa,
entre outros), e reconhecimento de mérito científico (por exemplo, prêmios, distinções científicas, bolsa produtividade, entre outros).

1.2 Editores Associados:

Os editores associados serão responsáveis por apoiar o bom andamento dos processos de edição e publicação da RBIE. Espera-se que o grupo de editores associados (com um número mínimo de 4 pesquisadores) contenha pesquisadores de diferentes afiliações e regiões do país e, podendo conter pesquisadores de fora do Brasil.

Deve ser informado os mesmos dados solicitados para os editores chefes.

Os editores associados nacionais serão avaliados usando os mesmos quesitos utilizados para avaliação do proponente. Já editores associados
estrangeiros serão avaliados por sua inserção internacional e publicações na área de Informática na Educação.

1.3 Corpo de Revisores:

Espera-se que uma boa proposta contenha uma sugestão de corpo de revisores de diferentes afiliações brasileiras e de outros países. Deve ser informado nome e afiliação do corpo de revisores.

  1. Apresentação da Proposta

Descreva o motivo do interesse em apresentar a candidatura e o planejamento de ações que serão realizadas para o triênio.

Submissão da proposta:
A proposta deve ser submetida em formato PDF para o e-mail da CEIE (ceie_sbc@googlegroups.com), com título “Candidatura RBIE 2022-2024”, e Nomes e Sobrenomes proponentes a Editores Chefes.

Avaliação da proposta:
As propostas serão votadas durante a assembleia da CEIE que acontece durante o CBIE 2021 (Congresso Brasileiro de Informática na Educação).

Pelo menos um membro da equipe proponente, preferencialmente entre os editores chefes, deve estar presente nesta reunião para fazer a apresentação da proposta.

Cronograma:

  • Lançamento da chamada: 25 de outubro de 2021
  • Prazo para envio da proposta: 16 de novembro de 2021
  • Apresentação das propostas e Resultado:
  • reunião da comunidade CBIE 2021
  • Início dos trabalhos da nova equipe: 1 de janeiro de 2022

Convidamos a todos os interessados a submeterem propostas e ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,
Sean Siqueira, em nome do comitê gestor da CEIE.